Lançamento do 'Conexões que Transformam' lota auditório do TJRO
A ação educacional focou em desmistificar a Inteligência Artificial (IA) e consolidar o pensamento digital no serviço público
Com o auditório completamente lotado, mais de 200 servidores(as) se reuniram nesta sexta-feira (20) para dar o pontapé inicial no Plano de Transformação Digital (2026-2027). Muito mais do que um evento técnico, o encontro “Conexões que Transformam” provou que a tecnologia só faz sentido quando potencializa o talento humano.
A ação educacional focou em desmistificar a Inteligência Artificial (IA) e consolidar o pensamento digital no serviço público. Sob a condução do juiz Johnny Gustavo Clemes e da secretária administrativa Elaine Piacentini Bettanin, o evento equilibrou ferramentas de ponta com o desenvolvimento de soft skills — as habilidades humanas que as máquinas não podem replicar.
A recepção positiva do público foi ratificada por gestores e técnicos que já visualizam os ganhos práticos da capacitação. Para Marcelo Lino, técnico judiciário e diretor do Departamento de Aquisições e Gestão de Patrimônios, o evento foi um divisor de águas por agregar valor técnico e institucional: "A capacitação faz com que os servidores evoluam no pensamento digital e no uso estratégico da IA", destacou.
Na mesma linha, Silvana Cruz, técnica judiciária da Assessoria de Planejamento da SA, que já integra a inteligência artificial em sua rotina de trabalho, descreveu a experiência como transformadora. "O evento foi magnífico e nos fez repensar o dia a dia. É um convite para refletirmos como profissionais e compreendermos que precisamos acordar para o amanhã agora", pontuou, evidenciando o novo despertar para as demandas da era digital.
O juiz Johnny Gustavo Clemes também convocou os servidores do TJRO a assumir o protagonismo da mudança, deixando de ser apenas espectador para se tornar agente ativo da transformação tecnológica. "Podemos escolher romper com a prisão da rotina e liderar a construção de um novo tribunal", enfatizou.
A secretária Elaine Piacentini destacou que o evento é o marco inicial de uma cultura organizacional orientada à aprendizagem contínua alinhado ao Plano de Gestão da Presidência. “O objetivo é claro: transformar o TJRO em um ecossistema onde a colaboração e o uso estratégico da IA resultem em uma justiça mais ágil e humana”, pontuou.

Fotos
A cobertura fotográfica do evento "Conexões que Transformam" está disponível para visualização e download neste link.
Confira os principais fatos da advocacia rondoniense em janeiro
Entre os destaques, o protagonismo institucional nos atos de abertura do ano judiciário
TJRO debate instalação de residência terapêutica em Porto Velho
O objetivo é fomentar a implantação de residências terapêuticas como medida de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps)
INSS e Caged poderão localizar bens de devedor
Decisão segue tese vinculante firmada pelo TST sobre o tema




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook