LED na Major já é realidade: lâmpadas mais econômicas e duráveis são instaladas pela Prefeitura

Veja lista de implantação de LED em diversas ruas e avenidas de Vilhena

Semcom
Publicada em 25 de novembro de 2020 às 08:47
LED na Major já é realidade: lâmpadas mais econômicas e duráveis são instaladas pela Prefeitura

ILUMINAÇÃO DE LED na Major: 17 ruas e avenidas da cidade receberão as novas lâmpadas até o primeiro trimestre de 2021

Quem passa pela avenida Major Amarante deve ter notado a diferença significativa entre a iluminação de LED já instalada em boa parte da via em comparação com as lâmpadas antigas. Instaladas pela Prefeitura de Vilhena, as lâmpadas foram adquiridas com recursos de convênio com a JBS Friboi. Nos próximos quatro meses diversas outras avenidas serão contempladas com a iluminação de LED.

“Gerir os recursos públicos com vistas à economia é importante. As lâmpadas de LED podem ser mais caras que as tradicionais, porém, gastam cerca de 70% menos energia e duram até quatro vezes mais. Por isso, elas ‘se pagam’ facilmente em médio prazo. Além de serem mais bonitas, essas novas lâmpadas exigem menos manutenção e tem potencial de iluminação maior, mesmo consumindo menos watts que as antigas”, revela o prefeito Eduardo Japonês.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Paulinho Coelho, serão instaladas 1.619 lâmpadas de LED em 17 ruas e avenidas diferentes dentro dos próximos quatro meses. Na Major o serviço termina nesta semana. “A avenida Major Amarante é que vai ter mais pontos de LED, com 216 lâmpadas. Estamos com nossa equipe focada neste serviço importante para que consigamos deixar toda a cidade mais bonita, além de podermos também utilizar as lâmpadas antigas em locais que estão sem luz. Dessa forma, esta se torna uma ação dupla: além de trocar o LED, estamos criando um estoque de 1.619 lâmpadas para manutenção nos bairros. A previsão é que consigamos concluir tudo ainda no primeiro trimestre de 2021”, explica Paulinho.

O responsável pelo setor de elétrica da Secretaria Municipal de Obras (Semosp), Dayvit Faca, explica a diferença na economia. “As lâmpadas antigas, amarelas, consomem 400 watts cada. Na Major são quatro em cada poste. Assim, antes tínhamos um consumo de 1.600 watts em cada poste. Agora, as lâmpadas de LED são de 120 watts, totalizando 480 watts em cada poste. Tudo isso com mais potência iluminativa, mais beleza, menos manutenção e mais durabilidade”, explica Dayvit.

Serão iluminadas com LED as seguintes vias: avenidas Major Amarante (216 lâmpadas), Tancredo Neves (197), Curitiba (137), José do Patrocínio (100), Capitão Castro (95), Rondônia (78), Perimetral/Linha 135 (186), Marques Henrique (35), Brigadeiro Eduardo Gomes (88), Presidente Nasser (90), Jô Sato (180) e as ruas 916 (18), 7601 (41), 7605 (59), bem como a via que dá acesso ao aeroporto, com 74 lâmpadas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Nota Cremero - Coleta de lixo hospitalar

Nota Cremero - Coleta de lixo hospitalar

O risco de transmissão de doenças e contaminação, tanto de pacientes quanto de profissionais da saúde expostos a essa situação, é altíssimo e de grande preocupação para este Conselho