Lei da deputada Cláudia de Jesus é sancionada e reforça direitos de crianças e adolescentes em Rondônia
Agora é Lei: Estatuto da Criança e do Adolescente será distribuído nos registros de nascimento e adoção
![Lei da deputada Cláudia de Jesus é sancionada e reforça direitos de crianças e adolescentes em Rondônia](../uploads/21-01-25-aaa3pksaj2z5nr3.jpg)
Cláudia de Jesus (PT) - (Divulgação)
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) celebra mais uma conquista legislativa em favor da infância e adolescência em Rondônia. O governador sancionou a Lei nº 5.968, de 8 de janeiro de 2025, que torna obrigatória a distribuição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nas serventias extrajudiciais do estado. A medida tem objetivo garantir que os pais ou responsáveis tenham acesso à legislação ao registrarem o nascimento ou a adoção de crianças e adolescentes.
Com a sanção da Lei, a deputada Cláudia de Jesus reforça sua atuação em pautas sociais, especialmente na defesa de políticas públicas voltadas à educação e proteção de crianças e jovens. “A distribuição do Estatuto da Criança e do Adolescente nos momentos iniciais de registro ou adoção reforça a importância de informar e conscientizar as famílias sobre os direitos das nossas crianças. Essa Lei é um marco na construção de uma sociedade mais informada,” destacou Cláudia de Jesus.
A nova legislação determina que o ECA seja entregue de forma física ou digital, acompanhado de uma orientação aos pais ou responsáveis no ato do registro. A iniciativa busca não apenas divulgar os direitos previstos na lei federal, mas também fomentar uma cultura de proteção e respeito à infância e adolescência em Rondônia.
Haverá centralidade nas decisões e anúncios do governo, diz Rui Costa
Chefe da Casa Civil falou sobre reunião ministerial que durou 7 horas
Nota Explicativa do vereador Nilton Souza
O vereador Nilton Souza reforça que respeita a opinião de todos, porém destaca que essa é uma questão que precisa ser amplamente discutida, dada sua relevância para a saúde pública e o bem-estar da população
Lições para o governo na 'crise do PIX'
'Há uma extrema-direita criminosa e fortalecida por bilionários fascistas', escreve o colunista Jeferson Miola
Comentários
socorro! Precisa gastar a máquina pública criando lei, para o estado ter que fazer, o que é óbvio e gratuito? Precisamos de leis e o cumprimento, com fiscalização de assuntos mais relevantes, sinceramente.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook