Lei garante espaço a artistas de RO em rádios e palcos
Projeto "Vozes de Rondônia" estabelece cota mínima para talentos regionais na programação das emissoras e nas atrações de eventos públicos
Banda Os Últimos, de Rondônia, já foi contemplada pelo Prêmio Zezinho Maranhão (Foto: Governo de Rondônia | Secom ALE/RO)
O deputado estadual Eyder Brasil (PSD) apresentou o projeto de lei "Vozes de Rondônia", que institui a Política Estadual de Valorização de Artistas Locais. A proposta estabelece que emissoras de rádio do estado destinem ao menos 20% de sua programação musical diária a obras de artistas rondonienses, além de garantir que eventos públicos promovidos ou financiados pelo governo estadual reservem um mínimo de 20% das atrações para talentos locais.
A iniciativa surge em um cenário em que artistas da região Norte enfrentam barreiras de visibilidade e oportunidades fora do eixo Sul-Sudeste. Rondônia, apesar de contar com uma cena cultural rica, não fica de fora desse desafio.
O projeto define como artistas locais aqueles nascidos no estado ou residentes há pelo menos dois anos, e prevê a criação de um cadastro oficial gerido pelo órgão estadual de cultura, com critérios transparentes de seleção e rodízio entre os cadastrados.
Parlamentar é autor do projeto (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)
“Rondônia tem compositores, músicos e artistas talentosos que merecem ser vistos e ouvidos. Este projeto existe para abrir essas portas e garantir que a produção cultural do nosso estado tenha espaço nas rádios e nos palcos que o poder público financia", concluiu Eyder Brasil.
Fátima Gavioli pode assumir vaga na bancada federal
Fátima Gavioli é considerada hoje uma das melhores secretárias de Educação do país
Rafaela do Batista entrega uniformes a idosos em Ariquemes
A ação foi viabilizada por meio de emenda parlamentar destinada pela parlamentar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), responsável pelo programa
Audiência na Alero debate proteção animal e propõe novos caminhos
Propositura da deputada Ieda Chaves teve como foco o fortalecimento de políticas públicas estaduais




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook