Lei obriga oferta de equipamentos e mobiliário adequados em escolas públicas
A mudança ocorre com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996)
Escola estadual em Porto Alegre: educação escolar pública deve garantir “padrões mínimos de qualidade do ensino", determina nova lei
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.333, que obriga o governo a fornecer mobiliário, equipamentos e materiais pedagógicos apropriados à idade e às necessidades específicas de cada estudante da rede pública. A mudança ocorre com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996).
O texto teve origem no Projeto de Lei do Senado (PLS) 305/2008, que foi enviado à Câmara dos Deputados em 2014. A proposição original, de autoria do então senador Marconi Perillo, tornava obrigatória a disponibilidade, em toda a rede escolar pública, de mobiliário adequado para o uso de alunos canhotos. Posteriormente, a Câmara dos Deputados elaborou um substitutivo, que chegou ao Senado Federal em 2019.
Convertida no PL 6.568/2019, a nova versão manteve o cerne da proposta original, mas acrescentou entre os deveres do Estado com a educação escolar pública a garantia de “padrões mínimos de qualidade do ensino, definidos como a variedade e a quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem” — o que atualmente já está na LDB — e mais a obrigatoriedade de que eles sejam “adequados à idade e às necessidades específicas de cada estudante, inclusive mediante a provisão de mobiliário, equipamentos e materiais pedagógicos apropriados”.
Em seguida, o projeto recebeu apenas emendas de redação e, por isso, seguiu para a sanção presidencial.
Com a mudança, além de garantir, na escola pública, educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos, o poder público também precisa fornecer aos alunos os insumos necessários ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O texto também define que os mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos precisam ser adequados à idade e às necessidades específicas de cada estudante, incluindo aqueles com algum tipo de deficiência.
Por Mateus Souza, sob supervisão de Sheyla Assunção
Avança texto que perdoa ou parcela multas de pequenos produtores com o Ibama Fonte: Agência Senado
O PL 3.475/2021, de Mecias de Jesus (Republicanos-RR), segue para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)
Senadores cobram solução de aéreas para franquia de bagagem em voo
A iniciativa partiu dos senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Carlos Viana (PL-MG), relator da proposta
STF se tornou uma presa fácil dos generais
Único lugar aceitável dos militares é nos quartéis, subordinados à Constituição e ao poder civil para desempenharem, exclusivamente, a função de defesa nacional
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook