Levantamento sobre vacinação em crianças é realizado para elaboração de inquérito vacinal do Ministério da Saúde

A cobertura vacinal no Estado de Rondônia contempla 100% das crianças até cinco anos de idade, segundo o Sistema de Informações do Programa de Imunizações (Sipni).

Texto: Gaia Bentes Fotos: Frank Néry e Daiane Mendonça
Publicada em 23 de maio de 2019 às 14:21
Levantamento sobre vacinação em crianças é realizado para elaboração de inquérito vacinal do Ministério da Saúde

Reunião com técnicos do Ministério da Saúde, no auditório da Agevisa.

Nesse final de semana, entre os dias 24 e 26 de maio, equipes da área da saúde pública federal, municipal e estadual,  junto aos universitários, realizarão um levantamento de informações com 234 famílias residentes em Porto Velho acerca da vacinação em crianças para elaboração do inquérito vacinal, produzido pelo Ministério da Saúde. A cobertura vacinal no Estado de Rondônia contempla 100% das crianças até cinco anos de idade, segundo o Sistema de Informações do Programa de Imunizações (Sipni).

Publicidade

Publicidade Energisa

Com metodologia de sorteio aleatório, foram selecionadas pelo Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc) 234 crianças menores de cinco anos e 95 crianças como reserva amostral, com residência na zona urbana do município.

O objetivo do Inquérito Vacinal é verificar a veracidade da cobertura das vacinas de rotina (BCG, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Influenza, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócicas conjugadas, Meningocócicas B e conjugadas, Febre Amarela, Hepatite A, Tríplice Viral, Varicela), por meio de entrevistas com os responsáveis, trabalhando a realidade local sobre o abandono, conhecimentos, atitudes e práticas das famílias em relação ao calendário básico de vacinação.

A ação é conjunta entre o Programa de Epidemiologia Aplicada ao Sistema Único de Saúde (EpiSus/Ministério da Saúde), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Secretária Municipal de Saúde (Semusa) e o Centro Universitário São Lucas. Desde quarta-feira (22), os profissionais parceiros se dedicam à capacitação dos alunos de medicina que visitarão as residências das crianças selecionadas, com oficinas de orientação sobre o EpiSus, Cartão da Criança e Padronização do Instrumento de Coleta de Informações e Operação do Inquérito Vacinal. Cerca de 150 pessoas devem participar da ação em campo. Após a coleta, o prazo para conclusão do inquérito será de dez dias úteis.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook