Levantamento sobre vacinação em crianças é realizado para elaboração de inquérito vacinal do Ministério da Saúde

A cobertura vacinal no Estado de Rondônia contempla 100% das crianças até cinco anos de idade, segundo o Sistema de Informações do Programa de Imunizações (Sipni).

Texto: Gaia Bentes Fotos: Frank Néry e Daiane Mendonça
Publicada em 23 de maio de 2019 às 14:21
Levantamento sobre vacinação em crianças é realizado para elaboração de inquérito vacinal do Ministério da Saúde

Reunião com técnicos do Ministério da Saúde, no auditório da Agevisa.

Nesse final de semana, entre os dias 24 e 26 de maio, equipes da área da saúde pública federal, municipal e estadual,  junto aos universitários, realizarão um levantamento de informações com 234 famílias residentes em Porto Velho acerca da vacinação em crianças para elaboração do inquérito vacinal, produzido pelo Ministério da Saúde. A cobertura vacinal no Estado de Rondônia contempla 100% das crianças até cinco anos de idade, segundo o Sistema de Informações do Programa de Imunizações (Sipni).

Com metodologia de sorteio aleatório, foram selecionadas pelo Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc) 234 crianças menores de cinco anos e 95 crianças como reserva amostral, com residência na zona urbana do município.

O objetivo do Inquérito Vacinal é verificar a veracidade da cobertura das vacinas de rotina (BCG, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Influenza, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócicas conjugadas, Meningocócicas B e conjugadas, Febre Amarela, Hepatite A, Tríplice Viral, Varicela), por meio de entrevistas com os responsáveis, trabalhando a realidade local sobre o abandono, conhecimentos, atitudes e práticas das famílias em relação ao calendário básico de vacinação.

A ação é conjunta entre o Programa de Epidemiologia Aplicada ao Sistema Único de Saúde (EpiSus/Ministério da Saúde), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Secretária Municipal de Saúde (Semusa) e o Centro Universitário São Lucas. Desde quarta-feira (22), os profissionais parceiros se dedicam à capacitação dos alunos de medicina que visitarão as residências das crianças selecionadas, com oficinas de orientação sobre o EpiSus, Cartão da Criança e Padronização do Instrumento de Coleta de Informações e Operação do Inquérito Vacinal. Cerca de 150 pessoas devem participar da ação em campo. Após a coleta, o prazo para conclusão do inquérito será de dez dias úteis.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook