Licenciatura Intercultural Indígena da UNIR abre seleção para ingresso em 2025
A seleção é voltada a indígenas interessados em atuar nas aldeias ou que já sejam professores
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu processo seletivo para seleção de alunos indígenas para o curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural. São ofertadas 50 vagas para ingresso no ano letivo de 2025, e as inscrições gratuitas estarão abertas no período de 14 de agosto a 14 de setembro de 2024. O edital na íntegra pode ser consultado no Portal de Processos Seletivos da UNIR ou diretamente neste link.
Ofertado no Campus UNIR de Ji-Paraná, o curso é destinado à formação e habilitação de professores indígenas para atuarem nas escolas de Ensino Fundamental e Médio das comunidades indígenas. Por esse motivo, o PS Intercultural é aberto exclusivamente a candidatas e candidatos indígenas que tenham concluído o Ensino Médio. Há vagas específicas para professores indígenas em efetivo exercício e vagas de ampla concorrência para os demais candidatos indígenas.
Inscrições - As inscrições estarão disponíveis gratuitamente de 14/08/2024 a 14/09/2024, por meio da página eletrônica https://sistemas.unir.br/discente. Para se inscrever o candidato deverá informar o número do CPF, e-mail e outros dados, seguindo as orientações disponibilizadas na página de inscrição. Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão fazer a inscrição presencialmente nos Campus da UNIR de Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Porto Velho e Rolim de Moura, das 8h às 11h e das 14h às 17h, tendo em mãos todos os dados descritos no Anexo II do edital.
Vagas - São ofertadas 50 vagas no total, sendo 25 para a formação com ênfase em Educação Escolar Intercultural no Ensino Fundamental e Gestão Escolar e mais 25 para a formação com ênfase em Ciências da Natureza/Matemática. A escolha da ênfase deverá ser feita pelo candidato ou candidata no momento da inscrição. Haverá reserva de vagas para candidatos indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e para pessoas indígenas com deficiência.
Avaliação – A seleção será feita por meio de uma prova dividida em duas partes. A primeira será composta por 20 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos gerais; e a segunda composta por uma questão dissertativa, que deverá ser redigida em língua portuguesa. Os temas abordados serão conteúdos básicos do ensino médio e atualidades sobre os povos indígenas. A prova será realizada no dia 13 de outubro de 2024, nas seguintes localidades: Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Guajará Mirim, Porto Velho, Alta Floresta D’Oeste e Costa Marques, com início às 14h e término às 18h.
Sobre o curso - O Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural objetiva formar professores indígenas em consonância com a realidade socioeconômica e cultural específica das comunidades indígenas, com ênfase (habilitações) em Ciências da Linguagem e em Ciências da Sociedade. Em função de suas características, o curso possui um processo seletivo próprio e também tem calendário próprio para realização das atividades acadêmicas. A formação é ministrada em regime de alternância e se constitui de dois tempos educativos: o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade. Durante as atividades, seja na universidade ou na comunidade, a dedicação é integral.
Todas as informações sobre o PS Intercultural 2024, incluindo edital, retificações e anexos, podem ser acessadas no portal de processos seletivos da UNIR, ou diretamente no endereço eletrônico https://processoseletivo.unir.br/certame/exibir/488.
Evento comemora e promove reflexão sobre a violência contra a mulher
Lei 11.340/2006, Maria da Penha, completa 18 anos
Município realiza capacitação de famílias voluntárias ao Serviço Família Acolhedora
Evento com duração de três dias se encerra nesta quinta-feira (22)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook