Livro fotográfico sobre cultura dos remanescentes quilombolas de Pimenteiras será lançado em RO
O livro “Faces do Quilombo” será lançado neste sábado(17), às 20h através de live nas redes sociais
Com objetivo de retratar e valorizar a cultura dos remanescentes quilombolas de Pimenteiras do Oeste (RO), será lançado neste sábado(17) através de live o livro fotográfico “Faces do Quilombo”.
A produção do livro é coordenada pela produtora cultural Andressa Machado que participa do Ponto de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções e da Associação Cultural Diversidade Amazônica.
Andressa Machado conta que o livro visa preservar a memória material e imaterial regional, valorizando a historiografia, a cidadania e o patrimônio cultural dos moradores de Pimenteiras do Oeste, retratando a riqueza cultural da comunidade que foi fundada por remanescentes quilombolas do Quilombo do Piolho.
O projeto do Livro Fotográfico Faces do Quilombo foi contemplado no edital nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC, 1ª Edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais, no Eixo I Publicação de Livros e Revistas Culturais – no Item I na linha de apoio de Publicação de Livros Inéditos – Individual com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO”, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.
A live de lançamento do livro será transmitida a partir das 20h nos seguintes endereços: na página do Facebook da Associação Diversidade Amazônica https://www.facebook.com/Diversidadeamazonica.com1 e no Facebook do Ponto de Cultura e de Mídia Livre Serpentário Produções no seguinte endereço: https://www.facebook.com/serpentarioproducoes e no canal do Serpentário Produções no seguinte endereço https://www.youtube.com/user/TheSerpentarioproduc/featured .
Segundo Andressa Machado, o livro será distribuído gratuitamente nas bibliotecas, centros culturais e escolas públicas do Cone Sul de Rondônia e para a população em geral.
“O livro pretende incentivar a leitura e permitir que os leitores conheçam os costumes e a riqueza cultural dos remanescentes quilombolas, desenvolvendo assim o respeito e compreensão de outras realidades. Preparamos tudo com muito carinho e espero que a população rondoniense goste do resultado, pois o livro está lindo”, fala Andressa Machado convidando a população para acompanhar a live de lançamento da publicação.
Média de idade das pessoas que vêm a óbito por covid-19 diminui; adultos jovens são o novo alvo da doença
Em 2020, os óbitos entre a faixa etária até 59 anos representavam 22,9% do total pela covid-19. Em março deste ano, passaram a representar 31% do total
Com apoio da Funai, povo Paiter Suruí consolida cultivo de café especial
A Funai apoia a produção de café especial desde a preparação da terra até o custeio para equipamentos, o transporte da safra e a articulação com outros órgãos para cursos de capacitação dos cafeicultores indígenas
Povo Cinta Larga concilia produção de castanha e proteção da floresta
O objetivo é fazer com que os indígenas mantenham a produção, além colaborar para que, no pós-pandemia, as etnias invistam em processos de geração de renda
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook