Lula está 99% decidido a nomear Gonet para a PGR

Foi o que relatou ao 247 uma fonte próxima ao chefe de Estado, informou a jornalista Tereza Cruvinel

Tereza Cruvinel
Publicada em 17 de novembro de 2023 às 17:40
Lula está 99% decidido a nomear Gonet para a PGR

Luiz Inácio Lula da Silva e fachada da Procuradoria-Geral da República (Foto: REUTERS/Adriano Machado | José Cruz/Agência Brasil)

Fonte muito próxima ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou ao Brasil 247 que ele está 99% decidido a nomear o procurador Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República.

Gonet, que é o vice-procurador-geral eleitoral, responsável pela relação com o TSE e questões eleitorais,  tem apoio dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e foi o primeiro entre os cotados a ser entrevistado por Lula, ainda em setembro.

Depois Lula teve contatos pessoais com os procuradores Antonio Carlos Bigonha, Augusto Santos, Carlos Frederico e Aurelio Rios.

Entre outras variáveis que vem considerando na indicação, Lula tem avaliado as chances de aprovação do nome pelo Senado e os compromissos garantistas dos candidatos. 

Segundo a fonte ouvida, Lula pode resolver a mais demorada escolha de um Procurador-Geral até amanhã ou no máximo até a semana que vem. O tempo se estreitou porque há muitas matérias de interesse do Governo no Senado, além da LDO e do Orçamento 2024, estes de competência bicameral. Uma não aprovação este ano levaria o assunto para fevereiro e Lula não quer começar o ano novo sem o Procurador-Geral definitivo.

Tereza Cruvinel

Colunista/comentarista do Brasil247, fundadora e ex-presidente da EBC/TV Brasil, ex-colunista de O Globo, JB, Correio Braziliense, RedeTV e outros veículos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook