Lula fala em reduzir filas da saúde e levar médicos às periferias
Presidente publicou mensagem sobre o Dia Mundial da Saúde
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma mensagem alusiva ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta sexta-feira (7). No texto, ele cita a garantia constitucional da saúde como um direito universal, principalmente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Lula menciona os principais desafios do Brasil na área, incluindo a necessidade de alocação de médicos nas comunidades do interior e nas periferias das grandes cidades, além de acabar com as filas para exames, consultas e cirurgias.
"No Brasil, felizmente, temos a garantia constitucional de um Sistema Único de Saúde, o SUS, que assegura o acesso gratuito aos serviços por toda a população. E nos esforçamos constantemente para transformar em serviços cada vez melhores aquilo que determina a nossa Constituição", escreveu.
"Isso passa por fortalecer o SUS, levando médicos e todos os profissionais da saúde às periferias das grandes cidades e às distantes comunidades do interior brasileiro. Também passa pela realização de intensas campanhas para superar os problemas que ainda decorrem da pandemia do covid-19: as filas acumuladas de consultas, exames e cirurgias eletivas e a queda dos índices de vacinação", acrescenta a mensagem.
O presidente também ressaltou a importância da Organização Mundial da Saúde (OMS) e elogia o trabalho da atual gestão da entidade, comandada pelo etíope Tedros Adhanom.
"A OMS tem dado contribuições extraordinárias à humanidade. E merece uma profunda homenagem por estar comemorando seus 75 anos de criação também neste 7 de abril. Assim, deixo aqui registrado meu muito obrigado ao diretor-geral, Tedros Adhanon, pela sua liderança à frente da Organização".
Em rede social, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, comentou a mensagem do presidente Lula e ressaltou que a saúde de um depende da saúde de todos.
A mensagem do presidente @lulaoficial mostra como olhamos para a saúde, a partir daqueles que mais precisam. Ideia que inspira o #SUS, a saúde de um depende da saúde de todos e, cada vez mais, da saúde do planeta. Nesse #DiaMundialdaSaúde, parabéns à @WHO por seus 75 anos. + pic.twitter.com/u0zU3yd3QY — Nísia Trindade Lima (@nisia_trindade) April 6, 2023
FALTANDO 542 DIAS, DISPUTA DO ANO QUE VEM PODE TER RECORDE DE MULHERES QUERENDO A PREFEITURA DA CAPITAL
Até a depuração, quando a eleição estiver mais próxima, pelo menos mais meia dúzia de nomes irá surgir
Bolsonaro e todos que incitam o ódio são autores ocultos do massacre na creche em Blumenau
Que choremos juntos, sem esquecer dos culpados que se escondem atrás das gravatas e dos carros com vidros escuros
'Ladrão de joias', Bolsonaro deve ser indiciado por peculato
Juristas entendem que a devolução de um bem de que se apropriou indevidamente não elimina o crime; indiciamento pode, no entanto, ocorrer ao final do inquérito
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook