Lula: medidas de igualdade racial são pagamento de dívida histórica
Segundo o presidente, dívida foi construída por supremacia branca
Ao anunciar um novo pacote de medidas de igualdade racial nesta segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se referiu às ações como o pagamento de uma dívida histórica. “O que nós fizemos aqui hoje é o pagamento de uma dívida histórica que a supremacia branca construiu nesse país desde que ele foi descoberto. Queremos apenas recompor aquilo que é a realidade de uma sociedade democrática”, disse.
O conjunto de 13 ações, apresentado pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em parceria com mais dez pastas e órgãos federais, inclui programas nacionais, titulações de territórios quilombola, bolsas de intercâmbio, acordos de cooperação, grupos de trabalho interministeriais e outras iniciativas que garantem ou ampliam o direito à vida, à inclusão, à memória, à terra e à reparação.
“Tudo isso que nós assinamos agora é como se a gente estivesse plantando uma árvore. Essa árvore, para dar certo, tem que ser semeada. Tem que colocar água. Tem que ter sol. Precisa ter adubo. E você sabe que o adubo, para uma política pública funcionar, são vocês”, destacou. “Essas coisas que assinamos aqui, pra elas andarem, vocês não podem deixar de cobrar o funcionamento.”
“Nós não somos diferentes pela pele, pelo cabelo, pela roupa. Porque somos irmãos. Viemos do mesmo pai, moramos o mesmo planeta e temos o sangue da mesma cor. Então, tudo que a gente está fazendo é tentativa de recompor coisas que foram construir e recolocar no lugar coisas que foram tiradas”, concluiu Lula.
Encontro de gestores do TRT-14 discute os caminhos para a gestão pública do futuro
O evento contou com palestrantes renomados como os professores (as), João Palmeira Silva JR, Juscimeire Dias Luiz Falcão, e Amanda Moura Walter
Segunda edição do Canoar irá valorizar os artistas locais
Cantoras, rappers e DJ irão se apresentar durante o Colóquio de Comunicação e Cultura promovido pelo curso de Jornalismo da Unir
Eleições 2023: Edison Rigoli é eleito presidente do Crea-RO
O resultado do pleito foi divulgado às 19h pela Comissão Eleitoral Federal (CEF) no último dia 17 de novembro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook