Mais de 140 pacientes foram atendidos durante mutirão de hanseníase na Ponta do Abunã
Foram examinados moradores das comunidades e pessoas que tiveram contato com pacientes já diagnosticados com a doença
Três casos da doença foram confirmados durante o mutirão
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), realizaram na última semana um mutirão de busca e diagnóstico de hanseníase. A ação aconteceu nos distritos de União Bandeirantes, Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã, com o intuito de fortalecer as ações de controle da doença em toda a extensão de Porto Velho.
Ao todo, foram realizados mais de 140 atendimentos nas unidades de saúde dos distritos, feitos pela equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Segundo Sheila Arruda, coordenadora municipal da hanseníase, foram examinados moradores das comunidades e pessoas que tiveram contato com pacientes já diagnosticados com a doença.
“Durante o mutirão, tivemos a confirmação de três casos da doença. À primeira vista um caso novo pode parecer pouco, mas é um caso que nós da Secretaria Municipal de Saúde estamos diagnosticando, tratando e prevenindo as incapacidades físicas do paciente, quebrando a cadeia de transmissão da doença, fornecendo orientação de autocuidado para o tratamento efetivo da hanseníase”, explica.
Ação aconteceu nos distritos de União Bandeirantes, Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã
A coordenadora ressalta ainda que um dos principais papéis da Semusa é trabalhar na desmistificação da doença para a população.
“A hanseníase é cercada de discriminação e estigmas, e esse trabalho de educação em saúde quebra esse preconceito. A população precisa estar atenta aos sinais e sintomas precoces da hanseníase, porque a doença tem tratamento e tem cura”.
HANSENÍASE
A hanseníase é uma infecção contagiosa de evolução crônica, que se manifesta por lesões na pele e sintomas neurológicos como dormências e diminuição de força nas mãos e nos pés. Sua transmissão acontece por meio do contato prolongado com pessoas já infectadas, e que não estejam em tratamento. Seu diagnóstico, tratamento e cura dependem de exames clínicos e, principalmente, da capacitação do médico. Os pacientes inclusive podem se tratar em casa, com supervisão mensal das unidades de saúde.
MPRO participa de abertura da semana do meio ambiente do Batalhão da Polícia Ambiental e destaca preservação do Ecossistema
Com a proposta de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, o BPA apresentou no evento um plano de ação em alusão à Semana do Meio Ambiente, que contempla uma série de atividades com engajamento da comunidade
MP de Rondônia empossa Marcos Tessila como Procurador de Justiça
A solenidade ocorreu durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, órgão presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira
Na semana do meio ambiente, a inspiração é o projeto Liga do Bem Viver, da Comarca de Pimenta Bueno
Trata-se de uma iniciativa piloto para a elaboração de um modelo que possa inspirar e ser replicado pelas comarcas do interior as atividades de cuidado com a vida da natureza, sua própria vida e a vida daqueles que o cercam
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook