Marcela Bonfim encerra temporada do Casa em Cena com emoção de resgate da identidade; confira
Para quem perdeu ou quer rever, a entrevista completa está disponível no YouTube
Marcela Bonfim, economista e multiartista, foi a segunda convidada da temporada do Casa em Cena: o Olhar sobre a Cidade, idealizado e apresentado por Juraci Júnior. Com falas emocionantes e marcantes sobre a sua vivência enquanto mulher negra, Marcela contou como registrar a cidade através da fotografia fez com que ela descobrisse a sua própria identidade e a beleza em seus iguais. Para quem perdeu ou quer rever, a entrevista completa está disponível no YouTube: Casa em Cena - Marcela Bonfim fala sobre seu olhar sobre a cidade de Porto Velho
Após se formar em economia, em São Paulo, Marcela migrou para Porto Velho em busca do primeiro emprego. “Me formei em Economia em 2008 e 2009 eu passei o ano inteiro procurando por emprego. E ali eu comecei a entender algumas questões sobre pele, sobre imagem. Mas não eram conscientes, eram sensações. Coisas desorganizadas, quase que sem sentido”. Segundo ela, foi uma negra embranquecida até os 27 anos. “São Paulo, com tantas luzes, não deu conta de me explicar sobre aquilo que batia na minha pele, ou seja, o olhar”, diz, completando que o sucesso prometido pelo diploma de economista não funcionou com a sua imagem.
Ela conta que chegou em Rondônia com um olhar “pobre” sobre a região e a Amazônia. Ingressou em filosofia na Universidade Federal de Rondônia e se deparou com uma diversidade de colegas de todas as idades, culturas e cores. “Quando comecei a circular com esses novos amigos, a cidade foi se apresentando pra mim no tacacá, no pirarucu…”.
Nesse circular pela cidade, passou a ser reconhecida como membro de famílias negras tradicionais na construção de Porto Velho. O que acabou por aproximá-la da família Johnson, por exemplo. Um tempo depois ela começou a fotografar, como lazer, e chamar a atenção pela bicicleta e a câmera no pescoço sempre a postos.
Foi nesses registros que ela começou a perceber que a maioria dos seus personagens eram negros. E não só, foi quando ela começou a enxergar aspectos de beleza nesses personagens que se pareciam com ela. “Sempre fui mais racional, mas o rio me trouxe mais sensibilidade”. Foi mergulhando no cenário da produção cultural de Porto Velho que Bonfim começou a explorar outras artes, como a música e a poesia.
E destes registros surgiu a série de fotografias Amazônia Negra, que tem rodado o país mostrando a diversa negritude amazônida.
O Casa em Cena
O projeto Casa em Cena: o Olhar sobre a Cidade exibiu a sua terceira edição, sendo a segunda contemplada pela Lei Aldir Blanc de incentivo à Cultura. Em dois episódios, Juraci Júnior recebeu convidados que retratam, à sua maneira, vivências em meio a uma cidade, plural e fora da rota dos pontos turísticos, detalhes que passam despercebidos dos olhares distraídos do dia a dia.
“Depois dessas conversas no Casa em Cena eu percebi que o projeto precisa continuar. É uma verdadeira homenagem ao resgate da história e da identidade de Porto Velho. É encontrar personagens que são reais, que ainda estão com a gente e dialogar sobre essas memórias do passado, construindo então uma documentação histórica e cultural do nosso povo”, diz Juraci Júnior sobre o projeto.
Desde a sua primeira exibição, o projeto passou por reformulações e transformações em seu formato e produção, priorizando a qualidade e a ideia de levar a cultura e identidade do povo do Norte, em especial do porto-velhense, tema central desta edição, aos quatro cantos do mundo.
Os dois episódios completos estão disponíveis no canal de Juraci Júnior na YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=3ctzZe9DKsI&list=PLxpvWhe79xEJcCTT7XGpqyeMbqR_-vc7O
O projeto “Casa em Cena: o olhar sobre a cidade” foi contemplado pelo EDITAL No 34/2021/SEJUCEL-CODEC. 2ª EDIÇÃO MARY CYANNE - PRÊMIO DE PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL PARA TRANSMISSÕES AO VIVO/GRAVADAS. Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).
PRF lança cinco ações de combate a organizações criminosas no Brasil
As operações vão implementar também colégios civis em todo país
Nota de repúdio - feminicídio da jovem Laryssa Victória
Informações revelam que a jovem foi encontrada enterrada em uma cova no quintal de um homem identificado como Ronaldo dos Santos Lira, que foi preso em flagrante
Reivindicação dos servidores é tema de reunião entre Secretaria e Regionais do Sintero
A Secretaria de Assuntos Municipais, propôs a reunião como forma de planejar a agenda de lutas ao longo do ano de 2022, assim, ouviu as questões levantadas pelos diretores e diretoras regionais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook