Maskne: o que é e como evitar?

Acne mecânica é causada por fatores externos e está associada ao uso de máscaras. Veja as principais dicas para lidar com a maskne

Da redação
Publicada em 12 de maio de 2021 às 14:32
Maskne: o que é e como evitar?

As máscaras de proteção facial ajudam a conter a disseminação do novo coronavírus. A utilização do acessório tornou-se indispensável e, até mesmo, obrigatória em alguns estados brasileiros. Entretanto, o uso prolongado das máscaras leva ao aumento de lesões na pele, alergias e acnes.

Diante desse cenário, o termo “maskne” ganhou relevância. Ele refere-se à acne mecânica, que é causada por fatores externos, como o atrito físico. Existem algumas maneiras de diminuir a ocorrência da maskne e optar por uma máscara antiviral e anti-acne é uma delas.

A seguir, entenda porque a acne mecânica está associada ao uso de máscaras e veja as principais dicas para lidar com ela durante a pandemia.

Causas da maskne

As máscaras devem cobrir a região do nariz, boca e queixo para garantir um bom nível de proteção. Entretanto, ao utilizar o acessório por muitas horas, cria-se um ambiente propício para o surgimento da acne. Afinal, o ar quente fica retido entre a pele e o tecido.

A região fica quente, úmida e abafada, além de estar em constante atrito com o material da máscara. Essa combinação de fatores influencia a atividade das glândulas sebáceas, que são responsáveis pela oleosidade da pele, gerando um aumento no número de acnes.

7 dicas para lidar com a maskne

A acne tradicional é causada por alterações hormonais. Já a acne mecânica é causada por fatores externos. Por isso, elas são tratadas de maneiras diferentes. A seguir, confira sete sugestões de como diminuir os efeitos da maskne.

Escolha uma máscara adequada

As máscaras de proteção continuam sendo essenciais no combate à pandemia. Por isso, elas devem ser utilizadas sempre que for necessário sair de casa. Para diminuir a ocorrência da acne mecânica, é importante escolher uma máscara com tecido macio, como algodão ou viscose.

Troque a máscara com frequência

Depois de usar a máscara por algumas horas, ela começa a ficar úmida, por causa do ambiente abafado. Essa umidade contribui para o surgimento da acne e, por isso, deve ser evitada. Então, lembre-se de trocar a máscara com frequência e de escolher tecidos com alto nível de respirabilidade.

Mantenha uma rotina de limpeza da pele

A limpeza da pele é fundamental para diminuir a ocorrência de maskne. Por isso, é importante lavar a rosto duas vezes ao dia com um sabonete adequado ao seu tipo de pele. Além disso, a esfoliação do rosto também é uma grande aliada nesse processo.

Hidrate a pele

Todas as peles devem ser hidratadas, independentemente da oleosidade. Então, é importante aplicar um hidratante depois de fazer a limpeza da sua pele. O produto vai evitar que ela fique desidratada, ressecada e sem elasticidade.

Use protetor solar

O protetor solar deve ser usado diariamente, porque os raios solares e a luz artificial — presente no computador, smartphones e outros aparelhos — prejudicam a pele. Aposte em produtos adequados para as suas necessidades: existem protetores com toque seco para quem sofre com oleosidade, por exemplo.

Aplique maquiagem com moderação

A utilização excessiva de maquiagem precisa ser vista com cautela. Isso porque ela acrescenta diversas camadas de produto na pele, o que pode dificultar a respiração dos poros e contribuir para o abafamento da região. Então, opte por produtos adequados e evite maquiagens muito carregadas.

Procure um especialista

Existem diferentes níveis de maskne: algumas pessoas são mais afetadas pelo uso da máscara, enquanto outras não percebem muitas diferenças na pele. Portanto, busque ajuda profissional para receber orientações específicas para as suas necessidades.

Desse modo, o dermatologista poderá indicar quantas vezes o rosto deve ser lavado e esfoliado, além de orientar sobre a utilização de produtos específicos que vão auxiliar na diminuição das acnes mecânicas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook