Mediante atuação do MP, Município estabelece vacinação volante em escolas para crianças menores de cinco anos

Conforme estudo da secretaria, apenas 30% do público abaixo de cinco anos está com o calendário de imunização em dia

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Publicada em 26 de outubro de 2022 às 18:35
Mediante atuação do MP, Município estabelece vacinação volante em escolas para crianças menores de cinco anos

Após articulação do Ministério Público de Rondônia, o Município de Ji-Paraná deu início à realização de um cronograma de vacinação volante para crianças menores de cinco anos. As ações estão sendo realizadas em 12 escolas onde se constatou o índice de imunização abaixo do esperado, após levantamento efetuado pelo MP e a Secretaria de Saúde da cidade.

A mobilização nos estabelecimentos de ensino é resultado de um Acordo de Cooperação firmado entre a Promotora de Justiça Josiane Mariano Rossi e o Município, a partir de diagnóstico que identificou como preocupante a cobertura de vacinação entre crianças de quatro a cinco anos em Ji-Paraná. Conforme estudo da secretaria, apenas 30% do público abaixo de cinco anos está com o calendário de imunização em dia. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o ano de 2022 é de 95%.

Nos meses de julho e agosto, o MP estabeleceu tratativas com a Diretoria de Imunização, Atenção Básica e representantes de instituições de ensino infantil tanto públicas como particulares da cidade para definir ações voltadas à ampliação da cobertura vacinal de crianças abaixo de cinco anos.

Como resultado desse diálogo, ficou definida realização de mobilização junto às escolas para que apresentassem cartões de vacinas dos alunos, em que o setor de Imunização faria checagem dos cartões que necessitavam ser atualizados, visando à realização de campanhas de vacinação de doses faltantes ao público de quatro a cinco anos, faixa etária para a qual são previstas a maioria dos reforços vacinais.

Cronograma – Das instituições contempladas pela campanha, a Escola Lívia Brito, CMEI Cantinho do Céu e Pedro Gonçalves já receberam a ação.

Conforme o cronograma, o Colégio Educar receberá a campanha no dia 04/11, das 10h30 às 12h; a Creche Mario Andreazza, no dia 08/11, das 10h30 às 12h e das 16h30 às 18h; a CMEI Nelson Dias, no dia 09/11, das 10h30 às 12h e das 16h30 às 18h; a CMEI Primavera, dia 09/11, das 10h30 às 12h e das 16h30 às 18h e, ainda, a CMEI Nosso Lar, dia 10/11, das 10h30 às 12h e das 16h30 às 18h.

Vacinação em UBS - Crianças matriculadas na Escola Beatriz Ferreira, com vacinação atrasada, deverão ser levadas pelos pais à Unidade Básica de Saúde (UBS) Primavera.

O público da Creche Grilo Falante deverá comparecer à UBS 2 de abril no dia 09/11, pela manhã ou tarde. A vacinação da CMEI Zilda Arns ocorrerá no dia 11/11 na UBS Dom Bosco, pela manhã; da CMEI Mirian Trajano na UBS Dom Bosco, no dia 25/11, pela manhã ou tarde e, ainda, Marcelino Calegário na UBS São Bernardo, no dia 26/11, no período da tarde.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook