Melhorias na área da Educação, Saúde e forte atuação do Policiamento Ostensivo e Preventivo são destaques na Reunião de Comando
O comandante-geral, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, apresentou os avanços na legislação, regulamentação e diretrizes da PMRO, os avanços na mídia e comunicação social, melhorias nas condições de serviço da Corporação e as atividades de ensino e instrução
Os avanços na educação militar, formação de militares e treinamento para melhoria da técnica e atuação policial-militar abriram os trabalhos no período da tarde de quinta-feira,16, na Reunião de Comando, que aconteceu o dia todo e findará na sexta-feira,17, em Ji-Paraná.
A Reunião de Comando acontece no auditório do 2° Batalhão de Polícia Militar (2°BPM) e tem apresentação de todos os eixos da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) com apresentação de resultados e projeções para o ano seguinte.
O comandante-geral, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, apresentou os avanços na legislação, regulamentação e diretrizes da PMRO, os avanços na mídia e comunicação social, melhorias nas condições de serviço da Corporação e as atividades de ensino e instrução.
As verbas provenientes de leilão foram realçadas como os auxiliares para avanços no tocante às melhorias nas condições de serviço, como a construção do quartel de Alto Alegre dos Parecis; a criação do canil do 8° Batalhão de Polícia Militar (8°BPM) com doação de dois cães já preparados para o serviço de detecção de drogas; aquisição de materiais de escritório e o Quartel de Candeias do Jamari, dentre outros. "As verbas de leilão auxiliaram na presteza para aquisição e auxílio de reformas da PMRO, como a aquisição de placas solares para o Quartel do Comando-Geral (QCG) e o Centro de Ensino (CE), por meio de concorrência pública, aquisição de materiais audiovisuais para audiovisuais para audiências virtuais”, explicou o comandante-geral, coronel PM Almeida.
O destaque quanto à educação da PMRO apresentadas pelo comandante-geral foi o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO 2020) em que 17 pessoas de outros estados participaram do curso, pós-graduação em Gestão Pública e Direito Ambiental. “Conseguimos, mesmo durante um período de pandemia, obter avanços, treinar e aperfeiçoar mais militares para oferecer à sociedade um serviço de excelência”, disse o coronel PM Almeida.
EDUCAÇÃO
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) demonstrou os avanços por meio de sua Coordenadoria de Educação (Coordedu) com a explanação dos cursos e das escolas militares que foram ativadas em 2021, seis novos colégios Tiradentes pelo Estado.
O período de pandemia também foi destacado pelo coordenador e diretores que explicaram sobre a plataforma de educação Moodle e a indecisão do retorno ou não das aulas presenciais. O coordenador da Coordedu, coronel PM Everaldo, ressaltou que a meta das escolas militares é que os Colégios Tiradentes da Polícia Militar (CTPMs) possam alcançar a meta do IDEB.
O diretor do Centro de Ensino, coronel PM Washington, destacou que no Centro de Ensino estão ocorrendo vários cursos e alguns estão em andamento para o ano de 2022. Dentre eles, o curso de Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (Choa) e os de especialização como o II Curso de Força Tática.
SAÚDE
Os progressos na área da saúde e do serviço social da PMRO foram destacados com os trabalhos realizados pela coordenadoria e diretoria de saúde. Os trabalhos para auxiliar na saúde dos policiais teve destaque para campanha de Covid-19, que atendeu tanto militares quanto seus dependentes. No eixo da imunização, bem como no acompanhamento nutricional e de fisioterapia pós-Covid.
Os profissionais que são voluntários e parceiros da Polícia Militar realizaram vacinação, consultas e acompanhamento domiciliar, além de atividades laborais nas OPMS e de acompanhamento físico, após as liberações dos decretos.
A capitã PM Dentista Madyonara apresentou os trabalhos realizados que envolvem as campanhas sazonais do Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho, além das preleções de carnaval e de orientações ao Covid-19. “ Os avanços não param por aí, há um avanço no Siga em que poderá ser acompanhado o histórico de saúde do policial militar pelos profissionais médicos, assim como garantir o sigilo do CID do policial”, explicou a capitã PM.
Na área de psicologia, a capitã psicológa PM Tatagiba apresentou os atendimentos realizados pela Diretoria de Serviço Social, que do mês de janeiro a dezembro deste ano, foram realizados mais de 4.700 atendimentos, destes 227 ações coletivas que atenderam mais de 4.000 pessoas, tanto presenciais como atendimento online.
A Diretoria que também envolve os serviços de capelania, serviços de acompanhamento pós-morte, dentre outros, foi apresentada com mais de 600 atendimentos. Dentre os afastamentos mais recorrentes destacados na Corporação estão os quadros de ansiedade e violência doméstica.
A capitã Psicóloga Tatagiba explicou os demais serviços ofertados. “Temos plantão psicológico, acolhimento, atendimento terapêutico, avaliação psicológica e trabalhos em grupos, desta forma atendemos todo o Estado também com as formações sanitárias e por meio dos processos críticos, e mesmo com a ausência de profissionais na região há a possibilidade de atendimento inicial e posterior encaminhamento de profissional no local”, explicou a capitã psicóloga.
O chefe de Estado-Maior Geral, coronel PM Alexandre, agradeceu a apresentação e os serviços ofertados, destacando a importância e necessidade da manutenção dos serviços e a realização destes, principalmente no período de pandemia. “Assim como a população que teve que se readaptar a nova realidade, os policiais que enfrentam situações adversas na profissão e a pressão do serviço, além nesse momento de pandemia e tudo novo o medo e a ansiedade para o novo cenário”, disse o coronel Alexandre.
POLICIAMENTO OSTENSIVO E PREVENTIVO
Os Centros de Policiamento Operacional (CRPs) e Batalhões começaram a apresentar seus trabalhos desenvolvidos durante o ano para melhorias das unidades e aquisição e recebimento de equipamentos. Assim como as operações que vêm acontecendo em todo o Estado de maior destaque, a Operação Hórus e Operação Paz no Campo.
O comandante do 10° Batalhão de Polícia Militar (10°BPM), major PM Thiago Campos, apresentou os avanços do Batalhão vindo a agradecer o seu período durante a frente do comando e saudou seu sucessor o major PM Baumann que assumirá o comando na sexta-feira, 17. O coronel PM Alexandre elogiou o trabalho desenvolvido pelo major PM Thiago Campos e pela sua expertise em bem desenvolver as missões a ele designadas.
As Operações auxiliam no enfrentamento ostensivo ao tráfico de drogas, no apoio às reintegrações de posse e vêm apresentando resultados positivos em todo o Estado. A Reunião de Comando teve prossecução na sexta-feira, 17, durante o período da manhã no auditório do 2°Batalhão de Polícia Militar (2°BPM), em Ji-Paraná.
Participaram da reunião de comando, o comandante-geral, coronel PM Almeida, o subcomandante-geral, coronel PM Plínio , o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel PM Alexandre, o corregedor-geral, coronel PM Carlos, coordenador de Planejamento Operacional, coronel PM Drayton, coordenador de Planejamento, Orçamento e Finanças, coronel PM Cavalcante, coordenador de Saúde, coronel PM Agnus, coordenador de Educação, coronel PM Everaldo, coordenador de Ensino, coronel PM Padilha, coordenador de Pessoal, coronel PM Áureo, coordenador de Atividades Sociais, coronel PM Braga, Comandantes Regionais de Policiamento I, II, III e IV, Comandante de Policiamento Especializado, diretor de Apoio Administrativo e Logístico, major PM Alexsander, Ajudante-Geral, capitão PM Terres, diretor do Centro de Ensino, tenente-coronel PM Washington, diretor de Informática, major PM Marink, diretor de Comunicação Social, major PM Miranda,comandantes de Batalhões, comandante da CIPO, coordenador do FUNRESPOM, tenente PM adm Laerte, diretor de Serviço Social, capitã PM Psic Tatagiba.
Fonte: DCOMS
Texto: SD PM Renata
Fotos: CB PM Edixon
Em Vilhena, PRF apreende 1 kg de pasta base
Droga ilícita poderia render até R$ 120 mil aos infratores
Em Rondônia, PRF e parceiros iniciarão o Programa Rodovida
Comando educativo é o marco inicial das atividades desta edição
Em Itapuã do Oeste/RO, PRF apreende 2 toneladas de explosivos
Carga apreendida foi encaminhada ao Esquadrão Antibomba do BOPE/PMRO
Comentários
não precisa de militar para educar os sereis humano se os militares não são educados.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook