Membros do MP relatam a necessidade de investimentos e melhorias para a Segurança Pública no Cone Sul
O pedido se justifica pelo crescente número de crimes, quando comparado com a década passada, sendo que, na contramão dessa realidade, houve redução de agentes de polícia, escrivães e delegados
Os Promotores de Justiça da Comarca de Vilhena, Pablo Hernandez Viscardi, Yara Travalon Viscardi e Rodrigo Leventi Guimarães, se reuniram ontem (12/5) com o Secretário de Segurança Pública do Estado, José Hélio Pachá, juntamente com os Delegados de Polícia Civil Fábio Campos, Maycon Douglas Pereira; Solângela Guimarães; Tiago Layola; André Carli; Alírio Júnior e Lincon O. Missuzaki.
A reunião, realizada na sede da UNISP em Vilhena, de iniciativa do Curador da Segurança Pública, Promotor de Justiça Rodrigo Leventi Guimarães, tratou de assuntos ligados ao Sistema de Segurança Pública na Região do Cone Sul do Estado.
Dentre as questões abordadas, estão melhorias nas unidades da Polícia Civil dos municípios pertencentes à Comarca, tanto no espaço físico como de efetivo, prevenção e repressão a crimes organizados, em especial o tráfico de drogas, sonegação tributária, ambientais e de violência doméstica, minorias, crianças e adolescentes e adolescentes em conflito com a lei, além do "galopante crescimento do número de homicídios".
Surgiu na oportunidade a possibilidade da realização de convênios com as faculdades locais e a Universidades para possíveis estágios supervisionados na UNISP, além de formar colaboradores do programa Voluntariar.
Tratou-se ainda da futura implantação de Assessoria Técnica e Jurídica para auxiliar nos trabalhos da autoridade policial em atividades referentes aos Inquéritos Policiais, Perícias Técnicas, entre outras.
Outra questão relevante apontada pelos Promotores presentes foi a necessidade para a região da criação de Delegacia Especializada em Crimes Organizados, Tráfico de Entorpecentes; Crimes Organizados Ambientais e Conflitos Agrários e outra destinada a Infância e Juventude e Violência Doméstica.
O pedido se justifica pelo crescente número de crimes, quando comparado com a década passada, sendo que, na contramão dessa realidade, houve redução de agentes de polícia, escrivães e delegados.
Levou-se em consideração ainda, para justificar a criação das unidades, o aumento da população. Em Vilhena, segundo dados do IBGE, em 2011 havia 77 mil habitantes. Em 2022, o número saltou para 104 mil.
A área de atuação da Regional de Vilhena abrange 7 municípios: Vilhena, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste, além de 9 distritos, com quase 200 mil habitantes no total, "e por ser a única porta de entrada do Estado de Rondônia, pela rodovia, circundando-se com Comodoro e Juína (ambas do MT), as quais se socorrem de Vilhena para diversos serviços, chega a circular mais de 200 mil pessoas", entre residentes e transeuntes, pela região.
Ouvidora do MPRO é indicada para assumir Vice-Presidência na Região Norte do CNOMP
A participação de Rondônia manifesta a disposição efetiva na concretização de propostas e projetos comuns aos Estados e em benefício da sociedade
CEEXT defere processos de servidores de Rondônia
A Comissão solicitou ainda a complementação de documentos de 19 servidores e indeferiu 01 processo que aguardava pela inclusão no quadro em extinção da administração federal
ALERTA DE GOLPE - CREMERO
Tenha cuidado! Caso você receba esse tipo de ligação entre em contato diretamente com o CREMERO e denuncie à polícia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook