Memória eleitoral: a 2ª Zona Eleitoral de Rondônia – Porto Velho e Itapuã do Oeste
Os dois municípios juntos formam um total de 108.361 eleitores (9,197% do eleitorado de Rondônia) vinculados a este Cartório Eleitoral.
O Município de Porto Velho tem seu desenvolvimento inicial em consequência da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no início do século passado, que trouxe consigo as instalações portuárias, residenciais e infraestrutura desse empreendimento da Railway Company – empresa encarregada do serviço, na região amazônica brasileira.
A Estrada de Ferro traria melhores possibilidades de escoamento da borracha – que tinha a extração da seringa (matéria prima da borracha) realizada no atual Estado de Rondônia e na Bolívia – pela Bacia Amazônica, que possui fácil acesso ao Oceano Atlântico, facilitando a exportação do produto.
Inicialmente, Porto Velho foi criada como um município do Amazonas, transformando-se na capital do Território Federal do Guaporé apenas em 1943.
O Município de Itapuã do Oeste situa-se às margens da rodovia federal BR 364 e tem sua história relacionada com o assentamento do Incra (PA Machadinho) em 15 de fevereiro de 1982, com exploração de cassiterita a partir da década de 1970, além da extração de madeira a partir das décadas de 1980 e 1990.
A antiga sede do distrito do Jamari, desmembrada de Porto Velho e Ariquemes, formou a base territorial do atual Município de Itapuã do Oeste, que se instalou no estado em 1993.
A 2ª Zona Eleitoral atende os municípios de Porto Velho e Itapuã do Oeste e foi criada no ano de 1945 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. Getúlio Vargas era o presidente em exercício na época e a economia do estado ainda era baseada na extração da borracha.
Efeito da redemocratização do país, em 15 de novembro de 1985, todas as capitais realizaram eleições diretas para prefeito e vice-prefeito e, em Porto Velho, a última eleição para esses cargos havia ocorrido em 1926, quando o município ainda fazia parte do estado do Amazonas. Nesse dia, 358 seções eleitorais funcionaram no município, sendo 171 pertencentes à 2ª Zona Eleitoral de Rondônia.
Atualmente, a Zona é composta por um total de 396 seções, sendo 372 em Porto Velho e 24 em Itapuã do Oeste. Os dois municípios juntos formam um total de 108.361 eleitores (9,197% do eleitorado de Rondônia) vinculados a este Cartório na capital rondoniense.
A 2ª Zona Eleitoral tem como juiz Jorge Luiz dos Santos Leal, como promotor eleitoral Rogério José Nantes e como chefe de cartório Flávio Ricardo Polizer, além de possuir uma equipe constituída por mais 9 servidores.
O Cartório da 2ª Zona Eleitoral de Rondônia está localizado na rua Jacy Paraná, bairro Baixa União, em Porto Velho. O telefone para contato é o (69) 3211-2202 e o e-mail é o [email protected].
Ex-presidente de câmara acusado de ficar com parte de salário da assessora tem recurso negado no TJ
No recurso, Gilberto Lourenço Soares buscava reduzir o valor da multa civil a ele imposta e a exclusão da proibição de contratar com o poder público.
Carnaval dá 12 dias "de recesso" para deputados e senadores
Até a próxima terça-feira (12), quando estão marcadas as próximas sessões deliberativas nas duas Casas, serão 12 dias ¨de recesso”, sem votações.
É o fim da república sindicalista? para o serviço público não. ela continua mais viva do que nunca!
O Brasil está sepultando a República Sindicalista, felizmente. Menos no serviço público.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook