Métodos de estudo para melhorar o desempenho durante a formação acadêmica
Quer levar os seus estudos para outro nível? Conheça as principais técnicas de estudo para ter melhor rendimento
Estudar exige, além de tempo, dedicação e técnica. Entretanto, muitas vezes, não somos ensinados a inserir técnicas de estudos na nossa rotina. Mas é importante conhecer e testar diferentes metodologias para saber qual delas mais se encaixa e dá resultados para você.
Ter as técnicas de estudo adequadas pode te ajudar a render mais e a memorizar mais facilmente os conteúdos para as provas durante a formação acadêmica, como no curso extensivo de medicina. E isso faz toda a diferença no aproveitamento que você terá ao final do curso.
Tipos de técnicas de estudo
Métodos de estudo são estratégias que ajudam a aprender um conteúdo de forma mais rápida. Com eles, o aluno se torna mais eficiente no aprendizado e garante maior concentração, memorização e produtividade. Entre os benefícios, podemos citar:
- maior rapidez no aprendizado;
- foco e disposição para estudar;
- gestão do tempo com a organização do cronograma;
- mais conhecimento a longo prazo.
Além disso, estudar exige bastante do nosso cérebro, justamente por isso que muitos veem o estudo como algo tedioso e difícil. Os métodos de estudos servem justamente para mudar essa visão tradicional e nos ajudar a ter um melhor rendimento.
Mapa mental
Consiste em um método visual que auxilia o cérebro a memorizar os conteúdos mais facilmente. A partir de um tema central, os principais pontos, os mais relevantes e relacionados vão sendo destacados. Diferentes cores são usadas para destacar as informações.
Resumos e fichamentos
O resumo também é um dos métodos de estudo mais eficazes para os que aprendem melhor escrevendo. Ele aborda as ideias centrais sobre o tema estudado. Já o fichamento consiste em recapitular para si mesmo tudo o que foi estudado. Deve ser feito por blocos, seguindo uma ordem igual ao conteúdo.
Testes práticos
A prática é muito importante durante o estudo. Quanto mais você praticar, mais sólida será a sua aprendizagem. Por isso, procure provas antigas para praticar e faça simulados sobre o tema.
Intercalar matérias
Fazer uma alternância entre matérias que você quer estudar é uma forma de não cansar o seu cérebro e evitar ficar sonolento. Você pode estudar duas matérias por dia ou até três, dependendo do seu tempo de estudo. Assim, o seu cérebro será forçado a se lembrar da matéria na próxima vez que você for estudar.
Técnica do pomodoro
O pomodoro consiste em uma técnica que inclui foco total durante um período de tempo e algumas pausas entre esses períodos. Ou seja, alterna-se entre períodos de concentração e relaxamento.
O método se resume a estudar durante 25 minutos e descansar 5 minutos. Você também pode adaptar o período a sua maneira com o tempo que desejar, respeitando a premissa de que o tempo de estudo deve ser maior que o de descanso.
Mnemônica
Essa técnica consiste em fixar conceitos complexos usando palavras simples, frases, associações, referências e expressões. Com certeza você já aprendeu alguma música para decorar as fórmulas de física, química ou matemática. Esse é um exemplo clássico dessa técnica.
Uso de marca-textos
Usar marca-texto para estudar pode parecer simples, mas é uma técnica que funciona. Com ele, você vai grifar as ideias mais importantes do material de estudo de um assunto que você já viu. Você pode criar um sistema de cor de acordo com cada tópico ou por afinidade com o assunto.
Releitura
Esse método é um processo de revisão da matéria estudada, mas com maior atenção. Você pode ler e reler quantas vezes for preciso. Isso vai ajudar a fixar o conteúdo. Procure fazer uma leitura dinâmica inicial e, nas próximas, concentre-se nos detalhes.
Autoexplicação
Esse é outro método simples, mas que dá muito resultado. Ele consiste em explicar para si mesmo o que você acabou de ler — é como dar uma aula para si mesmo. Essa metodologia auxilia o cérebro a armazenar as informações e fazer conexões.
CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta
Após decisão judicial, cerca de 32 mil candidatos voltaram a concorrer
Governo de RO apresenta avanços na educação ambiental durante encontro nacional
No evento, foi apresentado o Plano de Ação de Educação Ambiental, que reúne as diretrizes para execução de programas, projetos e ações já em andamento pela Sedam
Norte contará com chuva em todos os estados, nesta quinta-feira (5)
Em relação ao Pará e ao Amapá, as pancadas de chuva serão notadas na faixa mais ao oeste, sobretudo em cidades como Laranjal do Jari (AP) e Aveiro (PA)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook