Ministério da Saúde amplia quarta dose para pessoas acima de 50 anos
Profissionais da saúde também poderão tomar dose adicional
A partir de hoje (4), pessoas a partir de 50 anos de idade e trabalhadores da saúde de todas as idades podem tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em todo Brasil. O Ministério da Saúde publicou, neste sábado, duas notas técnicas que ampliam a aplicação da quarta dose.
Anunciada na quinta-feira (2) pelo ministro Marcelo Queiroga, a medida foi oficializada hoje. A recomendação vale para quem tomou a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que as notas técnicas consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa etária e para os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.
A pasta destacou que a combinação de vacinas diferentes para a dose de reforço tem se revelado eficiente em aumentar a imunização. “Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz”.
“Os resultados mostraram ainda que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a covid-19. Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço”, ressaltou o comunicado.
Orientações
O Ministério da Saúde pediu que estados e municípios sigam as orientações da pasta para a campanha nacional de vacinação contra a covid-19. Segundo a pasta, a distribuição das doses é feita de forma equânime e proporcional em todo o país, conforme a necessidade de cada unidade federativa.
Até agora, informou o ministério, o governo federal distribuiu quase 500 milhões de doses em todo o Brasil, garantindo a proteção de 77% da população com as duas doses. Mais de 85,9 milhões de pessoas tomaram a primeira dose de reforço.
PEC Nº 7/2018, esta sim, abre perspectivas para ex-servidores do Beron
Proposta de emenda constitucional com parecer favorável de Marcos Rogério traz alento aos que esperam pela transposição
Na região Madeira Mamoré, curso de combate a incêndios e ação de negociações de dívidas são destaques da semana
Entre os destaques está uma ação social inédita ocorreu nas aldeias indígenas localizadas às margens do rio Pacaás Novos
Corpo de Bombeiros orienta população sobre os cuidados em balneários no verão amazônico
Durante o verão, os níveis dos rios costumam baixar e os bancos de areia se tornam um risco para acidentes envolvendo banhistas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook