Ministério Público de Rondônia emite recomendações à Secretaria de Saúde
As recomendações visam evitar favorecimentos no atendimento e assegurar que os servidores cumpram suas funções corretamente

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Ji-Paraná, emitiu recomendações à Secretaria de Saúde do município para garantir a transparência no atendimento das unidades de saúdes, na última quinta-feira (27/3). Entre elas estão a observância à fila de atendimentos e o cumprimento da carga horária dos servidores.
Transparência no Atendimento
Publicidade
A recomendação da Promotora de Justiça Josiane Alessandra Mariano Rossi é para que a Secretaria de Saúde de Ji-Paraná siga a ordem de atendimento do sistema SISREG, que organiza os atendimentos de acordo com a necessidade e a urgência. O objetivo é evitar que pessoas sejam atendidas fora da ordem correta, especialmente por influência de agentes políticos. Caso isso ocorra, a promotoria deve ser informada para tomar as medidas necessárias.
Cumprimento da Jornada de Trabalho
Outra recomendação feita é voltada para que todos os servidores da Secretaria de Saúde cumpram a carga horária estabelecida. A promotoria alerta que a falta de fiscalização pode levar a punições para os gestores, incluindo a perda do cargo e multas. A recomendação inclui a implementação de medidas para garantir que os servidores estejam em seus postos durante todo o expediente e que não haja desvio de função.
Medidas Administrativas
O MPRO também orienta que sejam instaurados procedimentos administrativos para investigar possíveis irregularidades no cumprimento da jornada de trabalho e desvio de função. Além disso, campanhas internas devem ser promovidas para conscientizar os servidores sobre a importância de cumprir a carga horária e prestar um serviço público eficiente.
As providências devem ser apresentadas em até dez dias quanto a recomendação do cumprimento da fila de atendimentos e já quanto à observância da carga horária tem o prazo de até trinta dias para o cumprimento. O não atendimento pode resultar em medidas administrativas e judiciais contra os gestores e servidores envolvidos.
Rondônia abre 3,1 mil novos empregos formais em fevereiro
Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, são 432 mil vagas com carteira assinada no mês, o melhor fevereiro da série histórica, e o estoque chegou a 47,7 milhões
Prefeitura de Porto Velho disponibiliza Barco Saúde para atender Nazaré
Unidade Básica de Saúde do distrito corre risco de alagamento e se encontra sem condições de realizar atendimentos
Operação Cidade Limpa já recolheu cerca de 50 mil toneladas de entulho das ruas
A ação reúne esforços integrados das secretarias municipais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook