Ministro Alexandre de Moraes determina abertura de investigação contra senador Marcos do Val
Objetivo é esclarecer a afirmação do senador de que teria recebido proposta para participar de um plano para provocar um golpe de Estado.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de investigação para apurar as declarações do senador Marcos do Val (Podemos-ES) sobre a proposta que teria recebido para participar de um plano de ruptura do Estado Democrático de Direito.
Em live em redes sociais e em entrevistas à revista Veja e às emissoras de TV CNN e GloboNews, o senador detalhou a proposta com intenção golpista. Segundo o relato, o plano exposto pelo ex-deputado federal Daniel Silveira visava reverter o resultado das eleições presidenciais do ano passado, e o senador participaria gravando conversa com o ministro Alexandre de Moraes. Do Val disse, ainda, que o encontro teve a participação do então presidente Jair Bolsonaro.
Como o fato pode caracterizar os crimes de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (artigos 359-M e 359-L do Código Penal), o ministro determinou que o senador fosse ouvido pela Polícia Federal. Após a oitiva, o relator constatou que o senador apresentou quatro versões antagônicas sobre o fato, a última em depoimento à PF, o que demonstra a “pertinência e necessidade” da realização de diligências para o seu completo esclarecimento e para a apuração dos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo.
O ministro também determinou que os veículos de imprensa encaminhem ao STF o inteiro teor dos áudios das entrevistas concedidas pelo parlamentar e que a empresa Meta envie o inteiro teor de live realizada por ele no Instagram.
Leia a íntegra da decisão.
Depoimento de Marcos do Val sobre Bolsonaro 'não tem valor probatório algum', diz especialista
Para o advogado e especialista em Direito Constitucional Fabio Tavares Sobreira, o fato de Marcos do Val ter mudado sua versão sobre o fato principal -- o envolvimento ou não de Bolsonaro -- comprometeu o valor do depoimento
Destino inexorável de Bolsonaro é a cadeia, após as revelações de Marcos do Val
"O grampo ilegal de Alexandre de Moraes seria o pretexto para a aplicação da minuta do golpe e o cancelamento das eleições", diz o jornalista Leonardo Attuch
'Operação Tabajara' continua em marcha: denúncia de Marcos do Val saiu pelas mãos de ex-assessor
"Leonardo Caldas, jornalista que assina a matéria na Veja, ocupou cargo no gabinete do senador. Isso é eticamente questionável", diz Florestan Fernandes Jr.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook