Mobilizações divulgam a campanha Declare seu Amor
No Campeonato Rondoniense de futebol, a equipe do Ji-Paraná levou crianças vestidas com a camisa da campanha para campo.
Na reta final para a entrega da declaração do Imposto de Renda, várias instituições declaram seu apoio a Campanha do Poder Judiciário para incentivar os contribuintes a destinar um percentual de 3% aos fundos da criança e do adolescente. A equipe de futebol Ji-Paraná, que jogou a penultima partida da final do campeonato rondoniense com o Vilhenense, no estádio Biancão, no último sábado, demonstrou apoio à causa ao permitir que crianças vestidas com a camiseta da campanha entrassem em campo para lembrar os cerca de 3 mil torcedores que ainda é tempo de declarar o amor pela infância e juventude.
A campanha também foi lembrada com uma faixa com os seguintes dizeres: “O seu imposto de renda tem o poder de transformar”, além do logotipo da campanha. As crianças que entraram em campo são beneficiárias do Centro de Referência da Assistência Social São Francisco e do projeto social “Sonho Meu”, que atende gratuitamente jovens com aulas de música, informática e atividades desportivas. Ambas as instituições recebem apoio dos Fundos da Criança e do Adolescente e de parceiros como a Fundação Credisis -JiCred.
O vice-presidente do clube, José Carlos Vítor, explicou que o apoio à causa é genuíno. “Os jogadores concordaram e encontramos guarida na torcida. Todos concordamos que ajudar crianças e adolescentes é uma forma de desenvolvermos nosso país”, pontuou.
A idealizadora do projeto e titular do I Juizado da Criança e do Adolescente de Ji-Paraná, Ana Valéria Ziparro, considerou a ação muito bonita. “A campanha tomou proporções imensas após o apoio do clube e o ato é muito especial, pois o projeto nasceu em Ji-Paraná”, disse a magistrada. “Foi muito emocionante, tanto para nós que estamos envolvidos com a difusão quanto para os torcedores que acolheram a campanha”, acrescentou.
Durante o feriado, a juíza também concedeu entrevistas em vários canais de TV da capital, também visitou instituições reforçando o pedido, principalmente entres servidores públicos para lembrar das crianças na hora da declaração. Entre as instituições visitadas estão TCE e Defensoria Pública.
Conselhos
Outra ação de sucesso foram as reuniões realizadas com os conselhos municipais, onde estiveram presentes o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), os 1° e 2° Conselhos Tutelares de Ji-Paraná, o CAIF (Centro de Apoio Integral à Família), o CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo de Ji-paraná), o IAAFS (Instituição de Acolhimento Adélia Francisca Santana), a Fundação JICRED, o Projeto Social Orquestra em Ação, Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná.
“É importante a consolidação da parceria nos municípios e, para isso, frisamos a atuação dos conselhos municipais frente à apresentação e divulgação para a população/contribuintes, da porcentagem do Imposto de Renda devido que pode ser destinado para o Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente, nesse período de declaração do Imposto de Renda”, reforçou Ana Valéria. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Presidente do CMDCA (Ji-Paraná), Angelita Farias Barboza, recebeu a equipe Declare Seu Amor e se disponibilizou para efetivar cada vez mais o trabalho de conscientização sobre as doações ao fundo, e, também, para contribuir com divulgação via e-mail e distribuição dos materiais da campanha para todos os componentes das instituições ali presentes.
O Presidente da Câmara dos Vereadores, Affonso Cândido, recebeu material de divulgação da campanha e reforçou apoio total à causa da infância e adolescência, bem como ao #declareseuamor.
Pit Stops
Os alunos do Ifro e crianças da Fundação JiCred também contribuíram com a mobilização fazendo pit stop em cruzamentos da cidade de Ji-Paraná. Cartazes confeccionados pelos próprios alunos, material gráfico produzido pelo Tribunal de Justiça, além do gestual dos estudantes, que reproduziam corações com o próprio corpo, foram elemento utilizados para sensibilizar a população.
Como declarar
Para doar, o contribuinte precisa optar pelo modelo completo da declaração. A doação tem limite de 3% do imposto.
Após preencher a relação da Receita Federal e efetuar pelas deduções obrigatórias, o contribuinte pode clicar na opção “Doações diretamente na declaração – ECA”. Após, escolha o fundo para o qual deseja destinar os recursos.
O sistema vai gerar um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) no valor correspondente ao percentual do IR que está sendo doado, que deve ser pago na data indicada.
O valor desembolsado pelo contribuinte será ressarcido no ato do pagamento da restituição com correção do valor pela taxa Selic. Dessa forma, o gasto feito pelo contribuinte na época da entrega da declaração será integralmente devolvido pela Receita Federal e com a correção dos valores.
A campanha Declare seu Amor é da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ).
Presidente do TJRO recebe camiseta da campanha das mãos da juíza Ana Valéria
Terceira Turma define conceito de decisão interlocutória que versa sobre tutela provisória no CPC
No caso analisado, segundo a ministra Nancy Andrighi, a decisão interlocutória que impõe ao beneficiário o dever de arcar com as despesas da estadia do bem móvel objeto da apreensão em pátio de terceiro não se relaciona de forma indissociável com a tutela provisória.
Falta de indeferimento expresso implica reconhecimento tácito de gratuidade de Justiça
Ao dar provimento ao recurso, a ministra destacou que o juiz em nenhum momento indeferiu expressamente e com fundamentos o pedido de gratuidade, “de forma que não há como se exigir do recorrente o recolhimento de preparo da apelação posteriormente interposta”.
Ministro autoriza prorrogação do prazo de internação de João de Deus em hospital de Goiânia
A decisão de internação foi confirmada em abril pela Sexta Turma, ao rejeitar um agravo do Ministério Público Federal (MPF) que questionava os laudos médicos apresentados pela defesa do médium.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook