Modelo de transporte do TJRO desperta interesse de outros tribunais
TJAC e TJRR também pretendem tomar medidas para reduzir os gastos
Entregar documentos, intimações e insumos nas comarcas, levar servidores e magistrados para atividades institucionais fora das unidades judiciárias são alguns dos exemplos das atividades administrativas demandadas ao setor de transporte dentro do Poder Judiciário, para que o serviço jurisdicional seja ofertado à população
Para aprimorar esse trabalho, otimizando a gestão econômica e logística nos deslocamentos, os tribunais de Justiça do Acre (TJAC) e Roraima (TJRR) procuraram o TJRO para conhecer o modelo implantado em Rondônia. Na reunião virtual, ocorrida nesta quinta-feira, 19, a experiência rondoniense foi destaque entre os vizinhos da região norte.
A preocupação com o aperfeiçoamento na gestão dos transportes dentro da Justiça tem intuito de garantir eficiência no uso do dinheiro público, pois o custo de manutenção de frota de veículos próprios é alto e a construção de alternativas administrativas podem reduzir esses gastos.
O juiz secretário-geral do TJRO, Rinaldo Forti, que idealizou e desenvolveu o projeto junto com a Secretaria Administrativa, dividiu a apresentação com o servidor Vitor e mostraram seus dados, desafios e benefícios obtidos com a mudança na maneira de gerir o transporte. Além da significativa redução da frota - de mais de 140 para cerca de 50 carros, já incluídos os de representação - foi feita a terceirização dos deslocamentos urbanos na capital por serviço de transporte por aplicativo, chamado de Judcar. Como contingência, também foi contratada a locação por demanda, de modo que não dispondo de veículos para promover deslocamentos, notadamente rodoviários, o Tribunal pode locar um carro exclusivamente pelo período necessário.
Participaram da reunião: de Roraima, o juiz auxiliar Bruno Costa; do Acre, o juiz auxiliar da Presidência do TJAC, Leandro Leri Gross; gestores e gestoras das diretorias de Gestão Estratégica (Diges); a Logística (Dilog); Finanças e Informações de Custos (Dific); a Regional do Vale do Alto Acre (DRVAC); a Diretoria Regional do Juruá; assim como a Supervisão do Transporte, Gerência de Contratações e Assessoria Jurídica da Presidência do TJ.
Troca de experiência
O juiz auxiliar da Presidência do TJAC, Leandro Leri Gross, agradeceu a disponibilidade do Judiciário de Rondônia e ressaltou que o momento foi importante para trocar experiências e estabelecer canais de diálogo entre integrantes dos tribunais de Justiça da região Norte.
“Em nome da presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, e de toda nossa equipe, eu agradeço a disponibilidade do Poder Judiciário do Estado de Rondônia. Conhecer o serviço de transporte JUDCAR foi muito importante, pois me mostra uma prática eficiente e tem se consolidado na gestão pública. Com esse esforço conjunto, com essa troca de experiência poderemos construir juntos melhorias que contribuam com a nossa atividade jurídica, e isso vai fazer diferença na vida das pessoas”, disse Gross.
O secretário-geral do TJRO, juiz Rinaldo Forti, também discorreu sobre a necessidade desse diálogo. “Temos a tendência de olhar tribunais grandes, que por vezes não têm conexão com a realidade da região Norte. Nós precisamos nos enxergar, precisamos trocar experiências, porque temos muitos problemas em comum e muitas soluções a compartilhar. Com essa sinergia temos muito a ganhar", comentou o magistrado de Rondônia.
Ao final, os magistrados presentes combinaram em estabelecer um canal regular de comunicação entre os juízes auxiliares dos tribunais da região Norte, para aproximar as instituições, realizar o compartilhamento de iniciativas e firmar parcerias.
TJRO institui Política de Gestão Documental e de Memória no Judiciário
Ato estabelece as diretrizes e procedimentos para a produção, gestão, preservação e acesso contínuo aos documentos do Judiciário
Município inicia discussões para atualizar Código Tributário
Nova proposta não prevê aumento da carga de impostos aos contribuintes
Lewandowski pede que CPI tome medidas para preservar quebras de sigilo
Ação proposta por secretária motivou decisão de Lewandowski
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook