Morre Siqueira Campos, ex-senador, ex-governador e idealizador do estado de Tocantins Fonte: Agência Senado
O político não resistiu a uma infecção generalizada depois de passar seis dias internado em um hospital particular de Palmas (TO)
Siqueira Campos no dia em que tomou posse no Senado em 16 de julho de 2019 e ficou no cargo até agosto daquele ano, como suplente do senador Eduardo Gomes
Morreu nesta terça-feira (5), aos 94 anos, o ex-senador José Wilson Siqueira Campos. O político não resistiu a uma infecção generalizada depois de passar seis dias internado em um hospital particular de Palmas (TO).
Nascido em Crato (CE), Siqueira Campos foi o idealizador da criação do Tocantins, estado que governou por quatro mandatos, o último de 2011 a 2014. Também foi deputado federal por quatro vezes. E, em julho de 2019, foi o parlamentar mais velho a tomar posse no Senado, aos 91 anos, como primeiro suplente do senador Eduardo Gomes (PL). Na ocasião, o líder que deflagrou o movimento popular pela criação dos estados do Tocantins e do Amapá, durante a Assembleia Constituinte de 1988, defendeu a criação de mais 13 estados no Brasil.
Em discurso emocionado na cerimônia de posse no Senado, Siqueira Campos citou verso do poeta Carlos Drummond de Andrade para dizer como se sentia: “Tenho duas mãos e o sentimento do mundo”. O ex-senador afirmou que era preciso ser solidário ao povo brasileiro, especialmente aos pobres.
Bancada presta homenagem
Os três senadores pelo Tocantins, assim que souberam da morte do líder político do estado, usaram as redes sociais para se despedir de Siqueira Campos.
O senador Irajá (PSD) publicou na internet uma mensagem de pesar pela morte do político: “Hoje nos despedimos de um grande líder, Siqueira Campos. Seu legado de luta pelo povo e desenvolvimento do Tocantins jamais será esquecido. É com um sentimento de solidariedade à sua família e amigos, sabendo de toda a dor que estão passando, que peço a Deus que conforte o coração cada um. Ao nosso governador Siqueira Campos, fica nossa eterna gratidão.”
A senadora Professora Dorinha (União) também se manifestou nas redes sociais com uma mensagem de reconhecimento do papel político de Siqueira Campos. “O Tocantins está de luto! Hoje nos despedimos de um homem visionário que, sem ele, talvez o nosso Estado ainda seria norte goiano. O nosso eterno governador José Wilson Siqueira Campos. Todos nós, tocantinenses de nascença e de coração, sabemos da importância histórica e política para o nosso Estado e para as nossas vidas", disse.
Já Eduardo Gomes (PL) escreveu: "O Tocantins despede-se hoje de seu grande líder, Siqueira Campos, comandante de uma epopeia que culminou na criação do mais novo estado da federação. Manifesto meu mais profundo pesar e agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de estar sempre a seu lado nessa longa caminhada".
Veja aqui a página com o perfil, propostas e pronunciamentos de Siqueira Campos.
Juíz deve consultar cadastros antes de confirmar adoção, aprova CDH
O objetivo é evitar a ocorrência de adoções irregulares por pessoas não aptas. Já aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
Contarato condena 'propagação de ódio em nome de Deus' Fonte: Agência Senado
Contarato lamentou o fato de indivíduos ainda serem julgados por sua cor de pele e desqualificados pela orientação sexual ou pelo gênero
Governo vai pagar piso da enfermagem retroativo a maio
Anúncio foi feito na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook