Mostra Indígena de Arte e Cultura começa nesta terça-feira com a participação de alunos da região Madeira-Mamoré
Na 1ª edição do evento, estarão participando do projeto, 26 alunos indígenas nos segmentos: música, dança, artes visuais e perfomance livre
Alunos da região participarão nos segmentos: música, dança, artes visuais e perfomance livre
A Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena – Maloca acontece de 18 a 20 de abril, em Porto Velho e contará com a participação de 100 alunos das escolas indígenas de Rondônia. Da região que envolve Madeira-Mamoré, Guajará-Mirim e Nova Mamoré, estarão participando 26 alunos indígenas nos segmentos: música, dança, artes visuais e performance livre. A realização é do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc.
Durante a participação dos alunos haverá dança
As escolas participantes são do Ensino Fundamental: Paulo Saldanha, localizada no distrito de Surpresa, área rural do município de Guajará-Mirim; Escola de Ensino Fundamental Wem Canum Oro Waram, região terrestre; Escola de Ensino Fundamental e Médio Marechal Rondon localizada na área ribeirinha, Zona Rural de Guajará-Mirim e Escola de Ensino Fundamental Francisco Meireles, situada na zona Rural do município de Nova Mamoré.
O objetivo do projeto é dar visibilidade à cultura indígena, incentivar a arte reafirmando seus valores e costumes nos diversos segmentos, e linguagens artísticas, na Rede Estadual de Ensino. A promoção do intercâmbio escolar das diferentes produções artísticas, e troca de saberes entre pesquisadores das escolas indígenas da Rede Estadual, são também objetos da ‘Maloca’.
Para o governador de Rondônia Marcos Rocha o evento vai promover intercâmbio escolar das diferentes produções artísticas, realizadas nas escolas indígenas. Vai possibilitar a troca de saberes entre professores, pesquisadores e estudantes indígenas. “Será uma experiência de conhecimentos e intercâmbio. Os estudantes produzirão trabalhos muitos bonitos, mostrarão que a cultura indígena é muito rica”, pontuou.
A coordenadora da Educação Escolar Indígena, Liene Moraes Assunção, destaca o diferencial do evento direcionado à cultura indígena. “Vemos a ’Maloca’ como um resgate à cultura e costumes indígenas. Os preparativos empolgaram os alunos, pais, professores e comunidade escolar, já que no mês de abril comemora-se a semana dos povos indígenas. É a valorização da cultura indígena e o contexto da valorização artística e cultural dos mesmos”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO
A Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena acontecerá no dia 18 e 19 de abril, e é aberta à comunidade.
1º DIA – 18/4/2023 (terça-feira)
Local: Memorial Rondon
Período: tarde, das 14h às 18h – Cerimônia de abertura no Memorial Rondon (fala das autoridades, professores indígenas e alunos);
2º DIA – 19/4/2023 (quarta-feira)
Local: Teatro Guaporé
Período: tarde, às 14h – Apresentações artísticas, aberta à comunidade.
Município conta com vias urbanas iluminadas, com ações do Governo na Cidade
A implantação da iluminação pública de LED, é um exemplo prático deste novo cenário, fruto do Governo na Cidade, que contemplou 1,3 km de vias urbanas
Prefeito Isaú Fonseca assina ordem de serviço para reforma do CCI
Investimento para reestruturação do prédio é de mais de R$ 150 mil
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook