Motoristas são orientados em Pit Stop da UNINASSAU

Os acadêmicos de Odontologia compartilharam informações sobre a prevenção do câncer bucal

Assessoria/UNINASSAU Cacoal
Publicada em 24 de novembro de 2022 às 13:21
Motoristas são orientados em Pit Stop da UNINASSAU

O câncer da boca é um tumor que afeta lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua, sendo mais comum em homens acima dos 40 anos. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. Pensando em levar informações sobre a prevenção a esta doença, no último sábado (12), a UNINASSAU Cacoal, por meio da Liga Acadêmica de Odontologia Hospitalar, realizou, na Avenida Porto Velho, a ação Pit Stop, com participação dos estudantes.

Durante a atividade, acadêmicos de Odontologia e membros da Liga entregaram, aos motoristas, panfletos informativos e ainda orientaram as pessoas sobre como prevenir a doença. “Trata-se de uma doença silenciosa, que costuma ser diagnosticada já em estado avançado. Um dos motivos é a resistência da população à essa avaliação e o não conhecimento sobre a gravidade do câncer”, explicou a dentista e coordenadora do curso de Odontologia da UNINASSAU Cacoal, Miriam Cristina Ribeiro dos Santos. 

Ainda de acordo com Miriam, alguns fatores de risco são a ingestão de bebidas alcoólicas, uso do tabaco e próteses mal adaptadas. “É importante que a população faça o autoexame e, caso perceba alguma anormalidade, como feridas e aftas por mais de 15 dias ou manchas escuras no lábio, língua ou céu da boca, procure imediatamente um dentista. Quando a doença é detectada ainda no estágio inicial, o nível de sobrevida aumenta consideravelmente”, orientou a coordenadora. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook