MP confirma participação em Pacto Estadual Criança Protegida

Luana Rocha explicou que há uma preocupação com as vítimas, de modo em geral, em especial as crianças

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Publicada em 07 de março de 2024 às 19:13
MP confirma participação em Pacto Estadual Criança Protegida

O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, recebeu a visita da Primeira-Dama e Secretária de Assistência Social do Estado, Luana Rocha, na manhã desta quinta-feira (7/3), em seu gabinete, juntamente com os Promotores de Justiça Julian Imthon Farago e André André Luiz Rocha de Almeida, respectivamente coordenador do Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania, do Consumidor, das Crianças, Adolescentes e Jovens e da Saúde (GAECIV) e coordenador do Núcleo de Atendimento às Vitimas (NAVIT).

A Primeira-Dama do Estado veio pessoalmente convidar o Procurador-Geral de Justiça para a adesão do Ministério Público ao Pacto Estadual Criança Protegida, que será celebrado em um evento no próximo dia 15, com demais instituições e órgãos públicos com o Governo do Estado.

Luana Rocha explicou que há uma preocupação com as vítimas, de modo em geral, em especial as crianças. Disse que o pacto é uma somatória de esforços, iniciativas de formação, capacitação de agentes, bem como de integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, com vistas ao fortalecimento de ações coordenadas para a aplicação de protocolo comum de atendimento às crianças vítimas de qualquer tipo de maus tratos.

O Promotor de Justiça André Almeida ponderou que o movimento detectado em diferentes setores pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas já rendeu a elaboração de um procedimento administrativo no qual o NAVIT busca diagnosticar quais programas de atenção existem em cada município de programas de atenção às vítimas. Esses dados poderão servir de base importante e podem fazer parte da elaboração do pacto.

Seguindo o mesmo raciocínio, o Promotor de Justiça Julian Imthon Farago destacou que o GAECIV trata dessas questões juntamente com o NUVID e enfatizou que esse discurso deve envolver os colegas nas Promotorias de Justiça das comarcas do interior, que estão mais próximos dos Conselhos Tutelares e podem ver com maior profundidade situações que devem ser melhoradas, principalmente na atuação municipal.



O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, confirmou a participação do Ministério Público na celebração do pacto, evidenciando que a iniciativa surge em um momento muito importante para a sociedade em geral. Declarou ainda que a proposta de unir as instituições é muito interessante e desafiadora. Apontou o atendimento às vítimas como um dos gargalos hoje, dentre outras deficiências. “O MP não poderia ficar de fora desse pacto, haja vista que a defesa da vida é uma das nossas áreas de atuação”, destacou o PGJ, que indicou o Promotor de Justiça André Almeida para atuar pela instituição nas tratativas do documento.

Ao final da reunião, Ivanildo de Oliveira presenteou a Primeira-Dama com a minilocomotiva do MP e foi agraciado com canecas personalizadas com os programas desenvolvidos pelo Governo do Estado.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook