MP discute elaboração de plano de atendimento individualizado aos socioeducandos
Compete ao sistema socioeducativo a missão de influenciar positivamente no adolescente, pessoa em desenvolvimento e que pode melhorar e ter uma vida digna
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da 21ª Promotoria de Justiça (Sistema Socioeducativo Fechado) de Porto Velho, se reuniu com a Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (FEASE), Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CONEDCA), equipe multiprofissional da Vara de Atos Infracionais, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e equipes técnicas das unidades de cumprimento de medidas socioeducativas de internação de Porto Velho.
A elaboração de Plano Individualizado de Atendimento aos Socioeducandos (PIA), em cumprimento de medida em meio fechado, e os instrumentos basilares das instituições que compõem o sistema socioeducativo foram os principais temas discutidos.
O Ministério Público marcou a reunião, pois percebeu a necessidade de fomentar uma melhor compreensão e melhorias nas análises técnicas realizadas pelas unidades na execução das medidas socioeducativas, como forma de propiciar que de fato o adolescente submetido à medida de internação receba tratamento condizente às suas necessidades pessoais e para que possa progredir enquanto pessoa em desenvolvimento e não voltar a cometer atos infracionais.
A Promotora de Justiça, Priscila Matzenbacher Tibes Machado, responsável pelo trabalho e condução da reunião, explicou: " É preciso compreender tecnicamente as causas e origens que levaram o adolescente a conflitar com a lei e efetivamente tratá-las por meio da elaboração de um projeto pedagógico que contemple atividades a serem dispensadas e metas a serem alcançadas. A internação não pode se resumir à responsabilização, sob pena de manter aquele adolescente num ciclo desajustado que o conduzirá à repetição de ilícitos e, quando adulto, ao ingresso no sistema penitenciário. Compete ao sistema socioeducativo a missão de influenciar positivamente no adolescente, pessoa em desenvolvimento e que pode melhorar e ter uma vida digna."
A chefe da Seção de Orientação e Fiscalização Institucional (SOFI), da Vara de Atos Infracionais de Porto Velho, Fátima Helena, destacou a importância do trabalho e a oportunidade ímpar para que seja realizada a revisão de todos os atos basilares e orientadores da atuação do sistema socioeducativo como forma de melhorar a prestação do trabalho e integrar toda o sistema de garantia de direitos. A representante do CNJ, Arine Martins, parabenizou a iniciativa e irá contribuir com a FEASE na revisão dos instrumentos basilares. As representantes do CONEDCA lembraram que o Conselho tem a função e acompanhar e aprovar todo o sistema de aplicação de medidas socioeducativas e também participará de todo o o processo de melhoria dos PIAS e de revisão normativa da FEASE.
O Presidente da FEASE, Antonio Francisco Gomes, se mostrou aberto a todas as proposições e se comprometeu a formar grupos internos para deliberar sobre os temas da reunião e apresentar após, em reunião interinstitucional e com participação da sociedade civil, os resultados.
Como deliberações da reunião foram designados estudos a serem realizados, visando o aperfeiçoamento dos PIAS e da própria base normativa e orientadora do sistema socioeducativo em Rondônia e a realização de outras reuniões para continuidade dos trabalhos e também um evento com ampla participação da sociedade para apresentação dos resultados.
MEC divulga lista de professores que tiveram processos de enquadramento federal no EBTT indeferidos
Ao tomar conhecimento da situação, o Sintero buscou obter os esclarecimentos necessários que podem justificar o número elevado de indeferimento dos servidores
Governo do Estado se recusa a pagar horas-extras, como ficará a situação dos servidores?
O argumento utilizado pela Seduc trata-se da impossibilidade de mensurar o tempo trabalhado pelos docentes, uma vez que eles estão atuando em regime de “home office” e, portanto, não há um controle de frequências
Vilhenense, secretário estadual invade emissora e quase “sai no tapa” com radialista após críticas em Jaru
O titular da Semagri, Evandro Padovani, tentou rebater críticas feitas por Roni Freitas, que já morou em Colorado do Oeste
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook