MP faz operação contra loteamentos ilegais dentro de reserva
Entre os alvos estão um ex-prefeito e dois ex-secretários municipais
O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpre hoje (27) 12 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão contra acusados de promover invasões e loteamentos irregulares no Parque Estadual Costa do Sol, na Região dos Lagos fluminense. Entre os alvos da ação estão um ex-prefeito e dois ex-secretários municipais de Arraial do Cabo.
Além dos políticos, são acusados de participar do grupo criminoso servidores do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), policiais militares, bombeiros e pessoas envolvidas em construções irregulares.
De acordo com o MPRJ, o grupo formava uma organização criminosa armada que, a partir de 2017, promoveu o parcelamento irregular de terras dentro da área de preservação ambiental, no distrito de Monte Alto, em Arraial do Cabo.
Ainda segundo o MP, os servidores do Inea, que ocupavam cargos de direção no órgão, impediam que guardas-parque fiscalizassem a ocupação irregular da área e as construções ilegais. Já os policiais e bombeiros usavam armas para impor medo aos fiscais e à população.
O grupo criminoso oferecia terrenos “baratos” para famílias em situação de vulnerabilidade, que necessitavam de moradia, e vendiam um “kit invasão”, que incluía o terreno, tijolos, telhas e outros materiais de construção.
Idosa se tranca em quarto ao ter casa invadida por bandidos e consegue evitar que caminhonete seja roubada ligando para polícia
Criminosos ainda tentaram arrombar porta do cômodo onde a vítima estava
Policiais penais concluem curso de formação voltado para a criação do Gape
O curso Incursão em Ambiente Prisional - II CIAP - foi realizado pela Sejus com o intuito de implantar um equipe do Gape na comarca de Guajará-Mirim
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook