MP investiga adulterações sobre leitos para Covid-19

O promotor diz que a camuflagem visou não contrariar interesses econômicos de empresários e comerciantes com o fechamento de estabelecimentos comerciais

Tudorondonia
Publicada em 26 de janeiro de 2021 às 12:40
MP investiga adulterações sobre leitos para Covid-19

O Ministério Público de Rondônia inicia hoje um inquérito para investigar possível fraude na Secretaria Estadual de Saúde envolvendo adulteração de relatórios diários sobre a ocupação de leitos clínicos e de UTI por pacientes com Covid-19, informa o portal UOL.

Segundo a reportagem, estas adulterações teriam ocorrido entre dezembro e janeiro para evitar que, por falta de leitos, o Estado fosse obrigado a decretar medidas de isolamento sociais mais rígidas.

Hoje, Rondônia vive um colapso na saúde com o aumento dos casos de Covid-19 e do número de óbitos provocados pela doença, o que obriga o Governo  a transferir pacientes para outros estados.

Segundo o promotor Geraldo Henrique Guimarães, do Ministério Público de Rondônia, 30 leitos de ITI e 23 clínicos do Hospital de Campanha da Zona Leste de Porto Velho estão desativados desde 24 de outubro do ano passado devido a falta de médicos, e não tem como ser reativados, já que faltam profissionais.

Mesmo assim, de acordo com o promotor, a Saúde lançou nos relatórios diários leitos inativos que não tem como ser reativados.

O promotor aponta adulteração dos relatórios, com crime de falsidade ideológica e fraude para evitar que Porto Velho regredisse de fase nas medidas de isolamento social. Quanto maior a ocupação e UTI, mas medidas são previstas.

O promotor diz que a camuflagem visou não contrariar  interesses econômicos de empresários e comerciantes com o fechamento de estabelecimentos comerciais.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NO UOL

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/01/26/ro-fraudou-numero-de-vagas-de-uti-para-evitar-decreto-de-isolamento-diz-mp.htm

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook