MP move ação para que escolas particulares concedam desconto em mensalidades
A ação foi proposta pelo Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen, em decorrência das recentes modificações na prestação dos serviços de educação implementadas em razão da pandemia do coronavírus
O Ministério Público de Rondônia ajuizou ação civil pública contra sete instituições de ensino de nível infantil, fundamental e médio de Vilhena, em que requer, em caráter liminar, a redução proporcional das mensalidades cobradas dos estudantes, em percentuais que variam de 10% a 30%.
A ação foi proposta pelo Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen, em decorrência das recentes modificações na prestação dos serviços de educação implementadas em razão da pandemia do coronavírus - dentre as quais estão a suspensão de aulas presenciais e a aplicação de vídeo aulas ou aulas online, e da recusa de alguns estabelecimentos em conceder descontos proporcionais nas mensalidades.
O MP menciona a Lei Estadual nº 4.793/2020, que torna obrigatória a redução proporcional de mensalidades por instituições de ensino em Rondônia, mas fundamenta a ação civil pública no princípio da manutenção da qualidade do ensino e no Código de Defesa do Consumidor. Entre os diversos pontos da norma, destaca o direito à revisão contratual, que tem como objetivo garantir a não incidência de prestações desproporcionais ou a onerosidade excessiva em desfavor do consumidor, sob pena de caracterização de prática abusiva.
O Ministério Público também cita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Estatuto da Criança e do Adolescente, que preveem ser dever das escolas garantir aos pais ou responsáveis o direito à informação sobre o processo pedagógico e à participação na definição das propostas educacionais.
Descontos – Na ação, o MP pleiteia, liminarmente, 10% de desconto, para todas as instituições particulares de ensino infantil, fundamental e médio, do Município de Vilhena, que compõem o polo passivo, com até 500 estudantes – cuja somatória é pela quantidade de alunos calculada (somada) em todas as séries e semestres letivos que estão em andamento. Observando os mesmos critérios, requer 20% de desconto para escolas que tenham de 501 a 1.000 estudantes e, nos mesmos moldes, 30%, para estabelecimentos com mais de 1.001 estudantes.
O Ministério Público também pede, em caráter liminar, que as instituições particulares de ensino infantil, fundamental e médio do Município de Vilhena mantenham ou criem, imediatamente, canais de comunicação, inclusive online, a fim de prestar todas as informações e esclarecer dúvidas de qualquer natureza (seja de cunho administrativo, financeiro ou pedagógico), assim como viabilizem acordos e negociações individualizadas, com prazo máximo de resposta aos alunos/pais/responsáveis, no prazo de 48 horas.
Ainda, que as escolas elaborem e divulguem aos alunos/pais/responsáveis, até 31 de agosto de 2020, um plano de reformulação do calendário escolar, com reposição das aulas presenciais e da correspondente programação pedagógica, após o término das medidas restritivas impostas pelo Estado (atualmente, até 31 de agosto de 2020), na forma orientada no Parecer 05/2020 do CNE, e levando-se em consideração, para tanto, nesse momento, a projeção de possível retorno das aulas para início do mês de setembro, com o devido atendimento da carga horária mínima, caso seja essa mantida pelos órgãos competentes, e das demais diretrizes da base curricular de ensino.
MP pede que Sejucel informe federações sobre proibição de provas de ciclismo e triathlon
No documento, a Promotora de Justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta, da Promotoria de Justiça da Comarca de Ariquemes, pede que as entidades adotem medidas para evitar a realização desse tipo de evento
Após reforma, Governo realiza descerramento da placa oficial do Colégio Tiradentes VI
Escola passou por reforma para ampliação e outras melhorias. Por meio de emenda parlamentar, ainda serão adquiridos uniformes e ônibus para transporte de alunos
Melhorias em escola estadual beneficiará mais de 300 alunos
Rondônia possui 404 escolas estaduais, com obras em mais de 120 delas. Durante visita na Escola Edilce dos Santos Freitas, Marcos Rocha citou as medidas tomadas para economia e investimentos fundamentais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook