MPF apura prática de intolerância religiosa na Câmara Municipal de Cacoal
A Intolerância religiosa é crime. O Brasil desde 1890 se tornou um estado laico, que não adota religião oficial
O Ministério Público Federal de Rondônia instaurou inquérito civil, a partir da representação contra intolerância religiosa protocolizada no dia 02/12/2021, conforme denúncia contra o Vereador Magnison Mota (PSC), por supostamente ter proferido discurso de ódio contra a Mãe de Santo Yolanda. A Câmara de Cacoal foi oficializada, nesta segunda, 14/02, para responder, em até 45 dias, se houve apuração e/ou eventual procedimento ético disciplinar contra o parlamentar que sofre a acusação.
Magnison Mota
No procedimento instaurado n° 1.31.000.001160/2021/87, consta na certidão de que o Ver. Magnison teria utilizado palavras de “feiticeira”, “endemoniada”, “filha do capeta”, “macumbeira”, se referindo a Mãe de Santo que estava colocando seus anúncios em postes da cidade como forma de divulgar o seu trabalho. O parlamentar foi mais incisivo ao proferir palavras preconceituosas durante seu discurso na sessão da Câmara como a seguinte frase: “falo um negócio pra você, macumbeira, se você for lá perto de casa e eu ver você, eu dou com fogos de artificio lá e você vai sair queimada de lá” disse o vereador. O procedimento iniciou a partir de um vídeo divulgado referente a manifestação do vereador contra a Mae de Santo, explicitamente discurso de ódio proferido por representante do povo.
A Intolerância religiosa é crime. O Brasil desde 1890 se tornou um estado laico, que não adota religião oficial. É dever de todos preservar a dignidade da pessoa humana, fundamentado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal.
As Comunidades Umbandistas e Candomblecistas de Cacoal, representados por Cesar Torres e Neiva Menezes, além da FECAUBER (Federação dos cultos afro e ameríndios do estado de Rondônia) aguardam o desfecho deste procedimento levantado pelo MPF/RO, bem como a retratação do Ver. Magnison Mota.
Café arábica fica mais barato nesta quarta-feira (16)
No mercado financeiro, o preço da saca de 60 quilos do milho teve salto de 0,59% e é negociada a R$ 96,55
Preço boi gordo sofre alta nesta quarta-feira (16)
No mercado financeiro, o preço da carcaça suína especial teve salto de 4,10% e o produto ainda é negociado a R$ 8,13
Já pensou poder escolher a sua operadora de energia?
Novo marco do setor elétrico, em tramitação na Câmara dos Deputados, prevê que os consumidores terão liberdade para decidir de qual empresa vão comprar energia elétrica
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook