MPF lança projeto de branding para fortalecer imagem institucional e conexão com a sociedade
Iniciativa começa com diagnóstico para mapear as percepções interna e externa sobre o órgão

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou as ações do projeto de branding da instituição, com o objetivo de fortalecer a imagem institucional e o aprimoramento da comunicação com seus públicos. Diversas ações estão sendo conduzidas pela empresa especializada Bertoni Design, que nesta fase inicial está realizando um diagnóstico com públicos interno e externo para detectar se a identidade visual do MPF representa os valores institucionais e a imagem que a instituição deseja transmitir.
Mas o que é branding e por que o MPF está investindo nisso?
Branding é a gestão estratégica de uma marca, um conjunto de ações que visa construir e fortalecer a imagem e a reputação de empresas ou organizações. Para o MPF, isso significa consolidar um conjunto de significados que representem claramente os valores, os serviços e a atuação do órgão para a sociedade.
O investimento no projeto deve-se à necessidade de acompanhar as transformações sociais e institucionais. “A gestão eficiente da marca garante que a comunicação do MPF com a sociedade ocorra de forma coerente, com transmissão assertiva dos valores institucionais e consequente fortalecimento da relevância e compreensão pública da instituição”, explica Laura Gracindo, secretária de Comunicação Social do MPF.
Entrevistas, grupos focais e pesquisas de opinião
O diagnóstico da marca inclui uma série de entrevistas e realização de grupos focais com representantes de organizações e instituições com quem o MPF se relaciona, como órgãos dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
Além disso, o público é convidado a responder à pesquisa de opinião que busca entender a percepção individual sobre o Ministério Público Federal. O formulário traz questões simples e diretas e a participação dos públicos de interesse será fundamental para construir um diagnóstico preciso.
Objetivos e próximas etapas
Os resultados desse diagnóstico embasarão as próximas etapas, que envolvem definição de posicionamento da marca, criação ou ajuste da identidade visual e verbal e desenvolvimento das ferramentas de gestão da marca.
Os principais objetivos do projeto de branding do MPF incluem:
- Mapear a percepção da imagem do MPF interna e externamente;
- Definir um posicionamento institucional claro e uma proposta de valor para a marca;
- Desenvolver expressões visuais e verbais coesas para a comunicação;
- Criar ferramentas que auxiliem na gestão contínua da marca.
Link da pesquisa de opinião: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrr-2Cdpe4-LC1VonsCCrn1Fu4p5A1ZvsagUEE_M6w0ZvEoQ/viewform
Nova tabela do Imposto de Renda começa a valer em maio. Veja o que muda
Medida Provisória editada pelo presidente Lula corrige a tabela do IR e eleva isenção para quem ganha até R$ 3.036. Mudança vale para declarações de 2026
Benefícios ambientais do veganismo no Brasil: O poder transformador de 7% da população
Esse cenário apresenta diversos benefícios climáticos e ambientais por meio da adoção de uma alimentação baseada em vegetais
5 dicas para incluir peixe na dieta da Semana Santa sem erro
Confira orientações de especialista do Hospital São Luiz Anália Franco para escolher, preparar e consumir peixe com segurança e mais benefícios à saúde
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook