MPF recomenda conta única e específica para recursos do Fundeb em sete municípios de Rondônia
Municípios têm 30 dias para comprovar que cumpriram as recomendações

O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendações a sete municípios rondonienses para que abram conta bancária única e específica para a movimentação exclusiva dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O prazo para cumprimento é de 30 dias úteis, sob risco de ações judiciais e responsabilização por improbidade administrativa.
Os municípios devem abrir conta-corrente no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal em nome das Secretarias de Educação, sendo proibida a transferência para outras contas da Secretaria, exceto para o pagamento de salários de profissionais da educação. Nesse caso excepcional, a conta destino da transferência deve ter cadastro atualizado no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).
Publicidade
A movimentação da conta do Fundeb é restrita e exclusiva da Secretaria de Educação. Os pagamentos devem ser exclusivamente de forma eletrônica e diretamente a fornecedores e profissionais.
As exigências buscam garantir a finalidade e a rastreabilidade do fundo. Isso porque é proibido usar o dinheiro do Fundeb para despesas não relacionadas à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica.
O MPF destacou que o caráter preventivo da medida busca evitar irregularidades, mas alertou que descumprimento pode levar ao ajuizamento de ações para o ressarcimento dos valores, além de processos por improbidade administrativa ou a responsabilização criminal de gestores.
Os municípios têm 15 dias úteis para se manifestar sobre o acatamento das recomendações e 30 dias úteis para comprovar a implementação das medidas. O MPF reforçou que a ausência de resposta será interpretada como recusa, sujeitando os gestores a sanções.
As recomendações foram assinadas pelo procurador da República Gabriel de Amorim. Confira abaixo as íntegras de cada recomendação:
Vale do Anari
Cacaulândia
Candeias do Jamari
Cujubim
Governador Jorge Teixeira
Jaru
Rio Crespo
Rondônia tem 134,5 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março
Valor médio do benefício no estado é de R$ 673,80. Cronograma de pagamentos segue até o dia 31. Investimento total do Governo Federal soma R$13,7 bilhões
Transposição dos servidores e servidoras estaduais tem Decisão favorável no STJ
Decisão garante direitos de transposição para servidores/as admitidos entre 1987 e 1991
Curso de Manutenção de Motores de Popa incentiva autonomia dos quilombolas
A iniciativa fortalece a autonomia local, impulsiona a sustentabilidade e fomenta novas oportunidades econômicas para as famílias ribeirinhas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook