MPF vai acompanhar repasse de recursos federais para implementação do uso de câmeras por policiais
Procedimento instaurado pela PFDC vai monitorar o cumprimento da portaria do Ministério da Justiça que oficializou o uso do equipamento no país
A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), instaurou procedimento para acompanhar o repasse de recursos federais para a implementação e ampliação do uso de câmeras corporais pelos órgãos de segurança pública dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, bem como pelas forças federais.
O objetivo é monitorar o cumprimento da Portaria 648/2024, publicada no último dia 28 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A norma oficializou o uso das câmaras corporais pelas forças de segurança pública no país e estabeleceu diretrizes para o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional aos entes federados.
O procurador federal dos Direitos do Cidadão, Nicolao Dino, informou que vai requisitar à pasta informações sobre os valores já repassados a estados e municípios, por unidade da federação, bem como sobre os recursos destinados aos órgãos federais de segurança.
Violação de direitos – De acordo a Human Rights Watch, a violência policial é um dos principais fatores de violação a direitos humanos no Brasil, sendo que 80% dos mortos em virtude de uso ilegal da força em intervenções policiais são pessoas negras. Em 2023, o Conselho Nacional de Direitos Humanos – organismo no qual a Procuradoria-Geral da República tem assento – recomendou ao Ministério da Justiça a adoção de medidas para ampliação do uso de câmeras corporais.
Na recomendação, o Conselho destacou a necessidade de seguir diretrizes e protocolos técnicos sobre a cadeia de custódia e de compartilhamento de informações e imagens dessas câmeras com demais atores do sistema de Justiça.
Saiba o que fazer numa entrevista de emprego quando as perguntas te deixam sem resposta
Contudo, você não quer deixar que este contratempo estrague a sua entrevista
Saiba dicas de como prevenir e tratar a flacidez da pele
Aos 50 anos, a firmeza e o colágeno que estavam presentes aos 20 já não são mais os mesmos, e não há problema algum em querer amenizar tais mudanças
Hospital de Câncer recebe investimento em Projeto de Eficiência Energética
Todo ano, a Energisa realiza uma chamada pública de projetos para promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook