MPRO delibera sobre questões ambientais em visita ao ICMBio, Ibama e Idaron na capital
“O objetivo do MP Itinerante é mais que apenas estar à disposição da população. A ideia é a participação mais presente e a proposição de atividades práticas nos locais onde será realizado”

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da coordenadora do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini, reuniu-se com a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) entre os dias 11 e 12 de março, em Porto Velho.
A atividade se deu em continuidade às visitas institucionais ocorridas na semana para, além de proporcionar o conhecimento da atuação das instituições pela nova coordenadora do Gaema, oportunizou o momento para traçar procedimentos e estratégias futuros.
Durante a reunião com o subcoordenador do ICMbio, Lucas Duarte Oliveira, entre os assuntos abordados foi tratada a importância do trabalho de proteção das Unidades de Conservação (UC) estaduais e federais com a necessidade de atuação conjunta dos órgãos a fim de tratar a situação socioambiental de cada unidade, como o caso da Estação Ecológica de Samuel, que limita com as Flonas Jacundá e Jamari.
No Ibama, atendida pelo coordenador César Luiz da Silva Guimarães e o subcoordenador Ronaldo André Salton, a principal temática abordada pela promotora de Justiça foi a parceria entre as instituições a fim de viabilizar ações eficazes de combate e prevenção de incêndios e queimadas, como a realização de audiência pública sobre o tema e o planejamento prévio dos órgãos estatais. No encontro, foi apresentada a obra que servirá de futuras instalações para uma base que comportará 330 brigadistas treinados.
O presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres, recepcionou a Promotora de Justiça que ressaltou a importância da visita institucional para estreitar laços, conhecer as realidades, os desafios e proposições institucionais. No encontro foram deliberadas questões sanitárias e de fiscalização, sobre a nova Lei de Agrotóxicos, bem como a participação no MP Itinerante. “O objetivo do MP Itinerante é mais que apenas estar à disposição da população. A ideia é a participação mais presente e a proposição de atividades práticas nos locais onde será realizado”, ressalta Valéria Giumelli.
MPRO levará serviços essenciais a cinco municípios na primeira fase do MP Itinerante
Nesta etapa o projeto atende - Primavera de Rondônia, São Felipe do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Parecis e Castanheiras
Associação de delegados contesta criação do Gaeco Nacional
De acordo com a Adepol, poderes de investigação atribuídos ao órgão são exclusivos da Polícia Federal
STF determina que Congresso assegure a indígenas participação em resultados de hidrelétricas em suas terras
Em decisão liminar, ministro Flávio Dino garantiu que comunidades indígenas afetadas pela usina de Belo Monte participem dos resultados do empreendimento
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook