MPRO doa espectofotômetro para laboratório de águas da Sedam-RO
O espectrofotômetro é utilizado para fazer análise de água superficial e subterrânea de efluente, possibilitando a determinação de alguns elementos químicos que estão presentes na água
Em uma cerimônia simples, realizada no gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, na manhã desta segunda-feira (12/8), foi entregue ao Secretário de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antônio Lagos, um espectofotômetro.
Utilidade
O espectrofotômetro é utilizado para fazer análise de água superficial e subterrânea de efluente, possibilitando a determinação de alguns elementos químicos que estão presentes na água, como nível de ferro, de sulfato, de sulfeto, dentre outros.
De acordo com o Secretário, a utilização do aparelho representa uma melhoria no trabalho da Sedam. "O aparelho possibilita uma análise mais precisa, apontando amostras mais contaminadas e menos contaminadas. O utensílio pode fazer uma análise com menos contaminação externa e dar um resultado mais fidedigno, mais e melhores resultados para o estado de Rondônia, sendo muito importante para nos dar informação, necessária para tomar decisão. Além disso, será possível fazer provas, constituir provas em processos judiciais ou administrativos, com uma qualidade muito melhor”, pontuou, ao agradecer a parceria do Ministério Público.
Aquisição
A aquisição do equipamento, a um custo de 33.451,07 (trinta e três mil, quatrocentos e cinquenta e um reais e sete centavos), visa atender o Acordo de Cooperação Técnica n. 8/2022-PGJ estabelecido entre Ministério Público de Rondônia e a Secretária Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia – Sedam-RO.
O MPRO, por meio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) e Centro de Apoio Unificado (CAOP-UNI), efetuou a aquisição do referido aparelho para ser utilizado no laboratório de águas da Secretaria.
Entrega
Além do Procurador- Geral de Justiça, também participaram da entrega o Coordenador do CAOP-UNI, Procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, o Chefe de Gabinete da PGJ, Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, e a representante do NAT, Danielle Tavernard da Rocha Machado.
Em Rondônia, ANP autua distribuidor de asfalto e revendedor por irregularidades
Entre os dias 29/7 e 8/8, a ANP fiscalizou o mercado de combustíveis em dez unidades da Federação
Pesquisa da Serasa confirma dificuldade de brasileiro arcar com as despesas de agosto, considerado o mês 'infinito'
O levantamento da Serasa, produzido em parceria com o Instituto Opinion Box, ouviu 2.446 pessoas e reforça a necessidade de cautela no orçamento para fazer o salário render até o dia 31
Mais de 1,7 mil cidades são afetadas pela seca severa ou extrema no Brasil
Cerca de 404 cidades enfrentam seca extrema e 1.361, a seca severa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook