MPRO participa de congresso sobre previdência
O evento é um espaço de reflexão e construção coletiva sobre o futuro da previdência pública
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) esteve presente na solenidade de abertura do II Congresso Rondoniense de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), realizada na noite de quarta-feira (15/10), no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho. O encontro tem como objetivo discutir os desafios e avanços do sistema previdenciário, além de ampliar o acesso à educação sobre o tema.
Promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), o evento reúne gestores, conselheiros, especialistas e servidores públicos para debater a previdência em Rondônia. Com programação até o dia 17, o congresso fortalece a gestão, promove a transparência e aproxima os serviços previdenciários da população.
Representando o Procurador-Geral de Justiça do MPRO, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, a Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, destacou a relevância de refletir sobre o futuro da previdência pública. Ela elogiou a iniciativa por seu papel estratégico na construção de soluções sustentáveis, com foco em temas como equilíbrio atuarial, governança, inteligência artificial e responsabilidade institucional.
A promotora ressaltou ainda o protagonismo do instituto estadual na gestão previdenciária e na promoção de boas práticas administrativas. “Ao longo dos anos, o Iperon tem se consolidado como instituição essencial para a estabilidade e a sustentabilidade do Estado, garantindo direitos conquistados pelos servidores, fortalecendo a confiança na administração pública”, afirmou Flávia Shimizu.
O Congresso
O Congresso se consolida como espaço estratégico de diálogo entre órgãos públicos, voltado à troca de experiências e à construção de soluções para aprimorar o atendimento aos beneficiários da previdência estadual. Com debates sobre sustentabilidade, inovação e territorialidade amazônica, o evento busca integrar conhecimento técnico às realidades da região Norte, considerando desafios como o acesso limitado a serviços e a distância entre municípios. Além de reforçar o compromisso com a transparência na gestão dos recursos, o encontro estimula a cooperação entre instituições, fortalecendo práticas que garantem eficiência e confiança na administração pública.
Com a presença do Ministério Público de Rondônia no II Congresso Rondoniense de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), a instituição reafirma seu compromisso com a defesa do interesse público, a proteção dos direitos sociais e a construção de um Estado cada vez mais eficiente, transparente e comprometido com as pessoas.
Norte tem chuva e sol nesta quinta (16)
Em Roraima, o tempo segue instável, com pancadas de chuva principalmente em Boa Vista e regiões próximas à fronteira com a Venezuela
Fies: inscrições para vagas remanescentes começam dia 23
Prazo vai até 30 de outubro e resultado sai em 4 de novembro
STF suspende leis que proibiam ensino de gênero nas escolas
Decisão derruba regras das cidades de Tubarão, Petrolina e Garanhuns




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook