MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA PODEM TER ISENÇÃO DE TAXAS EM CONCURSOS, DEFENDE DEPUTADA CLÁUDIA DE JESUS
Projeto de Lei da parlamentar busca garantir oportunidades e autonomia financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade
Deputada estadual Cláudia de Jesus autora do PL (Divulgação)
A Assembleia Legislativa de Rondônia analisa um projeto de lei que pode mudar a vida de mulheres vítimas de violência doméstica no estado. De autoria da deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), a proposta prevê a isenção do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos estaduais para mulheres que comprovem a condição de vítimas, de acordo com critérios estabelecidos pela Lei Maria da Penha.
A medida surge em um contexto preocupante: Rondônia lidera os índices de feminicídio no Brasil e está entre os estados com mais casos de violência doméstica. Em 2023, mais de 6.900 medidas protetivas foram concedidas, segundo o Tribunal de Justiça de Rondônia, uma média de 23 por dia.
“Essa proposta vai além do apoio imediato, ela promove autonomia e dignidade para mulheres que precisam romper ciclos de violência”, disse a deputada.
PROPOSTA
O projeto tem como objetivo principal facilitar o acesso dessas mulheres ao mercado de trabalho, reduzindo a dependência financeira de seus agressores. Para obter o benefício, será necessário apresentar documentação que comprove a situação de violência, como certidão de processo judicial ou inquérito policial em andamento.
O PL, alinhado à Lei Maria da Penha, reflete o compromisso da deputada com políticas públicas inclusivas e pode representar um passo significativo na luta pela igualdade de oportunidades e pelo enfrentamento à violência de gênero.
Militares: quando não golpeiam, prevaricam
'O fato é que os militares, em posições de comando, ao tomarem conhecimento da trama golpista, deveriam ter ido além da mera indignação silenciosa'
Golpe de 2022: elementos da concretização do crime pela tentativa
"O golpe realmente não ocorreu, porém é inegável que inúmeros atos foram realizados para que ele se realizasse"
Altivez das instituições democráticas salvaram o Brasil de mais uma ditadura
"Estejamos atentos e vigilantes para que esse período tenebroso de nossa história não fique impune", diz Alberto Cantalice
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook