Mutirão de regularização fundiária acontece dia 3 em Porto Velho
Além do mutirão de regularização fundiária, o cronograma da Sepat prevê novas ações de acompanhamento técnico e social, com reuniões comunitárias e visitas de orientação
Mutirão da Sepat leva atendimento de regularização fundiária às comunidades de Porto Velho
Nesta sexta-feira (3), o governo de Rondônia realiza um grande mutirão de regularização fundiária na Agrovila Codaron e na Agrovila Porto Verde. A ação acontece com o apoio da unidade móvel “Sepat Sobre Rodas”, instalada no Centro de uma instituição religiosa de Porto Velho, localizada na Rua Coentro, s/n, Vila Codaron, das 8h às 17h. O objetivo é abrir novos processos e atualizar cadastros já existentes, aproximando os serviços da população.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a regularização fundiária é um direito que traz segurança e justiça social. “O governo do estado tem trabalhado para garantir que as famílias que esperam há tantos anos possam ter tranquilidade e dignidade, assegurando o título da propriedade. Esse é um trabalho que transforma vidas e que estamos levando para todas as regiões do estado”, ressaltou.
A iniciativa faz parte das medidas adotadas pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) para acelerar os trabalhos e garantir que mais famílias tenham acesso ao tão esperado documento definitivo de seus imóveis. O secretário da Sepat, David Inácio, destacou que “estamos convocando os moradores a participarem desse momento. É a oportunidade de dar entrada no processo ou atualizar informações para que possamos avançar com as análises técnicas e jurídicas.”
Equipe da Sepat realiza georreferenciamento e demarcação de lotes
Equipes técnicas estão atuando na região desde o dia 29 de setembro, com os serviços de georreferenciamento, que incluem a demarcação dos lotes e a instalação de marcos nas propriedades. Paralelamente, servidores da secretaria percorrem casa a casa, orientando os moradores sobre os documentos necessários para o cadastro ou atualização do processo de regularização.
POLÍTICA PÚBLICA
A regularização fundiária é considerada uma política pública estratégica, pois garante segurança jurídica, acesso às políticas de crédito, valorização patrimonial e melhores condições de vida. Para muitas famílias, a titulação é também a realização de um sonho: ter o reconhecimento oficial da posse do imóvel onde construíram suas histórias.
Além do mutirão, o cronograma da Sepat prevê novas ações de acompanhamento técnico e social, incluindo reuniões comunitárias e visitas de orientação. O secretário da Sepat, salientou ainda que, a presença da comunidade é essencial para que o processo avance. “A participação dos moradores é fundamental, porque são eles os protagonistas da regularização. Sem a adesão, não conseguimos concluir as etapas que levam à titulação.”
Com esse trabalho, o governo de Rondônia reforça o compromisso de levar dignidade e desenvolvimento às comunidades rurais e urbanas. O mutirão desta sexta-feira representa mais um passo rumo à entrega de títulos definitivos, consolidando a atuação do estado em prol da cidadania e do fortalecimento da política de regularização fundiária.
Artista rondoniense se destaca em vitrine internacional de arte
Além da exposição principal, suas obras também serão exibidas em uma renomada galeria de arte em Portugal, ampliando o alcance da produção artística de Rondônia
Tudo Aqui oferece balcões multisserviços para acesso digital
O Balcão Multisserviços é um auxílio no uso de serviços digitais, elimina barreiras e fortalece a inclusão e acesso aos serviços públicos
Manutenção da RO-370 é realizada pelo governo de Rondônia
Os serviços abrangerão a extensão de aproximadamente 22,7 quilômetros, promovendo o patrolamento, limpeza lateral, aplicando cascalho em pontos específicos




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook