Não ponha em risco a sua segurança online: as melhores dicas para navegar na internet sem riscos

No caso dos brasileiros, alguns sites tentam se apropriar dos dados, existem malwares por todo o lado e programas que podem ser baixados e danificar fortemente o seu sistema operacional

Tudorondonia
Publicada em 01 de setembro de 2022 às 09:29
Não ponha em risco a sua segurança online: as melhores dicas para navegar na internet sem riscos

A internet está repleta de armadilhas que todo o usuário deve conhecer. No caso dos brasileiros, alguns sites tentam se apropriar dos dados, existem malwares por todo o lado e programas que podem ser baixados e danificar fortemente o seu sistema operacional. Por isso, conhecer algumas boas práticas relacionadas à segurança online nunca é demais.

Seja para quem navega na internet utilizando dispositivos móveis, ou até mesmo para quem usa um computador para navegar online, conhecer como se proteger deixa tudo melhor. Afinal, será possível acessar os sites e fazer downloads sem se preocupar que os seus dados sejam apropriados por terceiros.

Confira a seguir algumas boas práticas para evitar que você tenha problemas ao navegar online e saiba como você pode adotá-las no seu dia a dia.

Navegue com mais segurança utilizando a Virtual Private Network

A primeira dica para quem deseja ter mais segurança ao navegar na internet é instalar a Virtual Private Network (VPN). Essa tecnologia está disponível para computadores e dispositivos móveis, e ajuda a manter os dados do usuário protegidos na medida em que ele navega em sites ou baixa programas em seu dispositivo.

Seja para instalar em seu Android, ou baixar a VPN para iPhone em seu iOS, a Virtual Private Network entra em cena como uma das ferramentas mais importantes para quem deseja se manter seguro ao acessar sites e fazer download. Afinal, ela conta com protocolos muito avançados de segurança.

Esses protocolos geram mais camadas de proteção para os dados dos usuários que têm a VPN instalada e permitem que eles acessem diversos sites sem que os seus dados sejam acessados por terceiros de uma maneira simples. Pois as informações de navegação do usuário são completamente criptografadas.

De maneira resumida, a VPN funciona como uma máscara de proteção, onde os seus dados são criptografados e o servidor final não consegue ter acesso às informações que realmente pertencem a quem está navegando. Por exemplo, se você utiliza a Virtual Private Network para acessar um site, o site de destino não receberá os seus dados verdadeiros.

Pelo contrário, as informações recebidas pelo servidor final são dados criptografados que não representam a informação do seu dispositivo. Essa tecnologia é certamente a melhor escolha para quem deseja ter mais proteção ao navegar na internet.

Opte por sites confiáveis

Outro ponto importantíssimo para quem deseja ter segurança ao navegar na internet é optar sempre por sites confiáveis. Possivelmente você já acessou um site que tenha HTTPS na frente do endereço. Por exemplo, aqui em Tudorondonia nós temos o HTTPS antes do endereço de nosso site.

Esse HTTPS nada mais é do que a abreviação para Hypertext Transfer Protocol Secure. Ou seja, um Protocolo Seguro de Transferência de Hipertexto. O “s” do HTTPS significa Secure. Porém, alguns sites não têm o “s” no final, sendo disponíveis apenas no formato HTTP. Isso deve ser um sinal de alerta para quem navega online.

Afinal, se um site não tem o “s” do HTTPS, possivelmente ele não conta com os mesmos protocolos de segurança de um site que tem o “s”. Dessa forma, sempre prefira acessar e se cadastrar em sites que tenham o protocolo de segurança adicional para proteger os seus dados.

Essa pode parecer uma prática bem básica, mas faz toda a diferença para garantir que você preencheu os dados do site, ou navegou por ele, em total segurança. Portanto, entre um site com HTTP e outro com HTTPS, dê sempre preferência para sites que contam com o protocolo adicional de segurança, tanto em seu smartphone, quanto em seu computador.

Evite downloads desnecessários

Baixar programas é sempre algo que você deve prestar muita atenção. Eventualmente, quando você acessa alguns sites, pode ser que alguns softwares comecem a baixar automaticamente em seu dispositivo, mesmo sem você solicitar. Isso pode parecer uma grande ajuda para evitar que você clique em vários botões para baixar um programa.

No entanto, se você não sabe qual programa está sendo baixado, então simplesmente remova aquele arquivo do seu dispositivo o mais rápido possível. Para quem usa dispositivos móveis, o mais indicado é sempre priorizar o download de aplicativos que estão na Google Play ou Apple Store.

Afinal, os apps que estão nas lojas de aplicativos precisam passar por requerimentos exigentes de segurança para garantir que eles são seguros para os usuários.

Combine as boas práticas e navegue em segurança

Agora que você conhece todas as boas práticas para navegar com segurança, adote-as hoje mesmo e mantenha o seu computador, bem como o seu dispositivo móvel, muito mais protegido. Além de ser bom para o seu dispositivo, é muito bom também para você.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook