Negado pedido de liberdade a ex-diretor de presídio acusado de facilitar transferência para o semiaberto
De acordo com os autos, o ex-diretor teria recebido R$ 5 mil para facilitar a transferência de um preso para a cela que abriga condenados do regime semiaberto, além de forjar trabalhos externos para os detentos.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Ilan Paciornik indeferiu pedido de liberdade em favor de ex-diretor de presídio de Minas Gerais investigado por crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva e prevaricação.
De acordo com os autos, o ex-diretor teria recebido R$ 5 mil para facilitar a transferência de um preso para a cela que abriga condenados do regime semiaberto, além de forjar trabalhos externos para os detentos.
A defesa alegou que seu cliente estava em prisão preventiva por 57 dias sem que tivesse sido encerrada a fase de investigação policial e ainda afirmou que a prisão não teve fundamento, já que não houve destruição de provas. Por isso, requereu a revogação da prisão e, se fosse o caso, a aplicação de medidas cautelares alternativas.
Segundo o ministro Joel Ilan Paciornik, não é possível, em análise preliminar, identificar a ocorrência de constrangimento ilegal que justifique a concessão da liminar em habeas corpus. "A pretensão deve ser submetida à análise do órgão colegiado, oportunidade na qual poderá ser feito exame aprofundado das alegações relatadas, após manifestação do Ministério Público Federal" – afirmou o relator.
O mérito do habeas corpus será julgado pela Quinta Turma.
Esta notícia refere-se ao(s) processo(s):HC 518606
Aberto chamamento público para formação de lista para advogados interessados em atuar como dativos
A lista será apresentada aos referidos órgãos judiciários para que sejam adotadas por ocasião da necessidade de nomeação de defensor dativo para atuar em feitos judiciais.
Terceira Turma mantém validade da patente de medicamento usado no tratamento da Aids
Ao STJ, a recorrente alegou que essa providência extrapolou os contornos da lide, pois não havia pedido da parte nesse sentido.
Presidente da Comissão de Direito Sindical é nomeado por presidente da OAB/RO
Elton Assis informa que em breve serão nomeados os demais membros da Comissão e salienta que as comissões temáticas têm uma grande missão dentro da Ordem.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook