No dia do consumo consciente, Energisa dá dicas para economia de energia
A Energisa desenvolve ações junto à comunidade por meio de teatro itinerante e caminhão interativo que utiliza a arte e tecnologia para ensinar jovens e adultos a economizarem energia
Celebrado em 15 de outubro, o Dia do Consumo Consciente foi instituído para conscientizar as pessoas sobre as questões socioambientais e incentivar o uso eficiente dos recursos. Segundo o coordenador do programa de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres, isso inclui também a forma que as pessoas utilizam energia em seu dia a dia. “A eletricidade proporciona que utilizemos equipamentos que nos dão conforto, como o ar-condicionado em casa, ou nos ajudam no trabalho, como o computador ou uma ferramenta elétrica. Utilizá-los da forma correta ajuda o meio ambiente e também gera economia”, explica.
A Energisa desenvolve ações junto à comunidade por meio de teatro itinerante e caminhão interativo que utiliza a arte e tecnologia para ensinar jovens e adultos a economizarem energia. A iniciativa faz parte dos compromissos de ESG (sigla que em português significa governança ambiental, social e corporativa) do Grupo no País.
Peres ensina algumas dicas de como consumir conscientemente a energia elétrica:
1. Substitua as lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelas do modelo LED
Elas consomem até 85% menos energia para produzir a mesma quantidade de luz. E, sempre que possível, prefira utilizar a luz natural.
2. Retire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando
Mesmo em stand-by, os aparelhos como TV e micro-ondas consomem um pouco de energia elétrica por causa da luz do aparelho.
3. Reduza o tempo no banho e economize energia elétrica e água.
A simples mudança da chave seletora de temperatura pode reduzir até 35% do consumo de energia do aparelho na maioria dos modelos, segundo pesquisa realizada pela instituição Proteste.
4. Evite abrir a porta da geladeira a toda hora
Ao abrir a porta da geladeira muitas vezes, o ar quente vindo de fora obriga o motor a gastar mais energia elétrica para resfriá-lo novamente. Também não guarde alimentos quentes na geladeira. Observe se as borrachas das portas estão vedando corretamente. Você pode fazer um teste simples para checar. Coloque uma folha de papel e feche a porta. Em seguida, puxe o papel. Se ele sair com facilidade, é hora de trocar as borrachas.
5. Coloque o ar-condicionado na temperatura correta
Utilize o aparelho em temperatura amena, como 23º C, para que o clima fique agradável e utilizando menos energia. Sempre deixar as portas e janelas do ambiente fechadas durante o uso para evitar a troca de calor com o ambiente externo. Mantenha os filtros limpos para que o aparelho tenha um bom desempenho na refrigeração. Evite ficar com o aparelho ligado muitas horas. Quanto mais horas ligado, mais energia consumida.
Ajuste de cálculo do auxílio-invalidez para militares é constitucional
O Plenário do STF, em sessão virtual, analisou a matéria sob a sistemática da repercussão geral
Clica e Confirma: programa explica a Campanha Eleições Sustentáveis
Número de denúncias do aplicativo Pardal também é um dos temas desta edição
Brasil deve levar solução para crise energética à COP 27, diz ministro
Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas será no Egito
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook