Vitória da Advocacia: OAB-RO garante que advogado receba honorários de sucumbência na forma do artigo 85 no TJRO
Para o presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, é mais uma vitória da advocacia
Após intervenção da OAB-RO, por meio da Comissão Especial de Defesa dos Honorários Advocatícios e da Procuradoria Jurídica, o Tribunal de Justiça de Rondônia acolheu os recursos apresentados à 2ª Câmara Especial, em favor de um advogado, em que a Ordem requeria a fixação dos honorários de sucumbência em obediência aos critérios estabelecidos pelo novo Código de Processo Civil (CPC) – Artigo 85.
Previamente, o juízo havia determinado o percentual de 1% do valor da causa, cujo montante ultrapassa R$ 2,7 milhões, enquanto a norma estabelece que a fixação dos honorários de sucumbência, quando tem a fazenda pública como parte, seja no valor correspondente entre 5% e 8% sobre o valor da causa.
De acordo com Adriana de Kássia, presidente da Comissão Especial de Defesa dos Honorários Advocatícios, o advogado acionou a comissão, que fez o parecer pedindo a aplicação do artigo 85, § 3º, III, do CPC. “Logo em seguida, encaminhamos o processo para a Presidência, a qual deferiu o voto e encaminhou à Procuradoria da OAB/RO para habilitação e assistência no processo judicial”, esclareceu, informando ainda que o caso já transitou em julgado.
Para o presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, é mais uma vitória da advocacia. “A OAB-RO permanece atenta para que os honorários de sucumbência sejam arbitrados de forma justa, como determina o CPC. Afinal, essa foi uma das conquistas mais importantes dos últimos anos para a advocacia brasileira. Não podemos, jamais, aceitar a flexibilização do critério objetivo previsto no artigo 85 do CPC”, destacou Márcio Nogueira, líder da advocacia rondoniense.
Em casos de aviltamento (redução) de honorários, a advocacia pode solicitar a intervenção da OAB-RO, por meio da Comissão Especial de Fiscalização e Defesa de Honorários. Para isso, basta acessar o link a seguir: https://requerimentos.oab-ro.org.br/ e preencher o requerimento.
Prorrogado prazo de atualização de dados no Cadastro Único
Prazo foi prorrogado até 11 de novembro
Diferentes calças para utilizar no ambiente de trabalho
Está procurando calças masculinas formais, mas que não deixem de lado o conforto? Confira 4 sugestões
Entenda por que leite e derivados estão ficando mais baratos
Queijo, manteiga, iogurte e outros derivados registram deflação e podem voltar para a mesa dos brasileiros
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook