TSE anula por unanimidade julgamento do TRE/RO que indeferiu a candidatura do Deputado Jair Montes
Jair Montes considera relevante tal decisão, pois por unanimidade o TSE determinou que novo julgamento fosse realizado, o que afasta a injustiça da decisão
Nesta quinta-feira 13, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por unanimidade de votos anulou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO) que havia indeferido o registro de candidatura do deputado estadual Jair Montes (Avante), que se candidatou a reeleição ao cargo de deputado estadual.
Tal decisão acatou o recurso elaborado pela defesa de Jair, feito pelo Escritório Camargo, Magalhães e Canedo, com sede no Estado de Rondônia, e o escritório Lacombe e Neves da Silva, localizado em Brasília. Em tal recurso sustentaram os advogados que a conclusão pelo indeferimento do registro de candidatura do deputado Jair Montes foi tomada por seis votos, portanto, sem a observância do quórum constitucional fixado pelo artigo 120 da Carta da República, em violação ao disposto no artigo 28, §4º, do Código Eleitoral, eis que ausente o sétimo voto, pertencente ao Presidente da Corte Eleitoral.
No voto proferido pelo Ministro do TSE Raul Araújo, constou a necessidade de anulação, pois é imperativa a observância do quórum completo, com a presença de todos os membros do Tribunal Eleitoral, nos casos em que a decisão implique cassação de registro, anulação geral de eleições ou perda de diploma, conforme expressamente prevê o art. 28, § 4º do Código Eleitoral. No caso, mesmo presente à sessão, o Presidente da Corte Regional não votou, o que descambou para a nulidade do julgamento.
Jair Montes considera relevante tal decisão, pois por unanimidade o TSE determinou que novo julgamento fosse realizado, o que afasta a injustiça da decisão. “Nunca me calei e sempre dei voz a várias categorias. Sempre trabalhei com lealdade e compromisso e assim vou continuar. Tenho um longo trabalho como vereador e também como deputado e deixo um legado de comprometimento, lealdade e serviço em prol das minorias," afirmou Montes.
Tal decisão poderá refletir em vários outros registros de candidaturas que foram indeferidos sem que o TRE observasse a necessidade do quórum completo.
DECISÃO:
Coronel Marcos Rocha garante inclusão do café da manhã no Programa Prato Fácil
Segundo o candidato, o objetivo é garantir a segurança alimentar para as famílias de baixa renda, cuidando para que quem mais precisa tenha uma alimentação de qualidade
Presidente do TSE veta investigações contra institutos de pesquisa
Presidente do TSE veta investigações contra institutos de pesquisa
Resenha Política, por Robson Oliveira
O novo senador não empossado Jaime Bagattoli ameaçou acionar a justiça contra o instituto de pesquisa Ipec por errar nos seus números divulgados três dias antes das eleições, colocando-o na quarta colocação para o Senado Federal
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook