Normativa para encerramento de lixões e gestão de resíduos sólidos é apresentada pela Sedam
A Sedam apresentou uma normativa que regula o encerramento, a remediação e gestão de resíduos sólidos nos municípios, nos dias 22 e 23, em Ji-Paraná
O encontro representou a preocupação dos municípios para acabar com a disposição inadequada de resíduos
Com o intuito de apresentar uma normativa que regule o encerramento, a remediação e gestão de resíduos sólidos nos municípios, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realizou em Ji-Paraná, nos dias 22 e 23 de agosto, um encontro técnico para discutir o assunto. O debate foi realizado pela Coordenadoria de Licenciamento e Monitoramento Ambiental – Colmam e Escritório Regional de Gestão Ambiental – Erga de Ji-Paraná, em parceria com o Consórcio Intermunicipal da Região Centro Leste do Estado de Rondônia – Cimcero e do Ministério Público de Rondônia – MPRO.
Durante os dias do evento, representantes dos municípios acompanharam a apresentação dos técnicos da Sedam, que levaram para o encontro, uma proposta para encerramento dos lixões, discussão das peculiaridades da instalação de benfeitorias em área de lixão, e alternativas para os resíduos de galhos e podas, e resíduos da construção civil.
De acordo com o governador Marcos Rocha, o encontro representou a preocupação dos municípios para acabar com a disposição inadequada de resíduos. “O Governo do Estado está fazendo a sua parte, reunindo os gestores municipais para discutir o encerramento dos lixões e apresentando uma normativa, que após discutida pelos municípios, pode definir as ações adequadas para serem implantadas, e assim vamos melhorar a qualidade vida da nossa população”, enfatizou.
TERMO DE REFERÊNCIA
Representantes dos municípios acompanharam a apresentação dos técnicos da Sedam
Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a cooperação dos órgãos envolvidos no evento foi fundamental para o sucesso do encontro. “Durante esses dias, a Sedam apresentou o Termo de Referência, dando apoio técnico para o encerramento dos lixões. As parcerias com outros órgãos e entidades vão contribuir para que possamos acabar de vez com esse mal que prejudica o meio ambiente, poluindo nosso lençol freático e comprometendo nosso solo”, destacou.
O coordenador da Colmam, Rodrigo Queiroz Papafanurakis destacou a importância da apresentação do documento, seguida de uma discussão detalhada por parte dos representantes dos municípios. “Foi um encontro produtivo para orientação dos secretários e gestores, que são os profissionais das prefeituras municipais e órgãos de controle, no sentido de que o procedimento seja tratado de maneira uniforme e dentro dos parâmetros elaborados por uma equipe multidisciplinar, fazendo com que todo o procedimento seja feito da forma mais correta possível”, concluiu.
O engenheiro Ambiental da Sedam, João Paulo Moreira destacou que, o encontro atingiu o objetivo esperado e a partir de agora é trabalhar para uma destinação ambientalmente adequada. “A nossa intenção, a partir deste encontro de validação da normativa e das metodologias que foram apresentadas, é criar uma legislação em nível estadual que possa dar fundamentação legal para que as normas sejam aplicadas”, afirmou.
ORQUESTRA EM AÇÃO
O encontro contou com um momento cultural, mediante a participação do Projeto Orquestra em Ação, constituído em 2003, no município de Ji-Paraná, por um grupo de pessoas da comunidade, com a finalidade de tornar melhor o mundo de crianças e adolescentes por meio da música. O projeto tem por objetivo oferecer educação musical, contribuindo com a causa educacional, social e cultural.
Programa 'Rondônia Cidadã' acontece neste sábado e domingo
O atendimento vai acontecer no sábado (26) e domingo (27), no Colégio Militar Dom Pedro II, Unidade II, na Avenida Neuzalina Maria de Araújo, nº 251, Bairro Marcos Freire
Projeto 'Iperon Perto de Você' divulga balanço de atendimento itinerante
Em dois dias de ações previdenciárias, o projeto apresentou o balanço de participantes no município de Rolim de Moura, que contabilizou 108 atendimentos
Idep está com inscrições abertas para cursos de Máquinas Agrícolas
O Idep está com inscrições abertas até esta quarta-feira, 23, para cursos na Escola Móvel de Máquinas Agrícolas, que está situada no município de São Francisco do Guaporé
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook