Nota de apoio do MPRO à Operação Hiléia
A Instituição ressalta a importância da atuação da SEDAM e do BPA, em decorrência do atual descontrole de desmatamento e da disseminação de queimadas em todo o Estado de Rondônia, causando danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde da população
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA, tendo em vista os notórios ataques sofridos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), manifesta apoio às atividades desenvolvidas pelos órgãos de fiscalização ambiental de nosso Estado, notadamente à Operação Hiléia.
A Instituição ressalta a importância da atuação da SEDAM e do BPA, em decorrência do atual descontrole de desmatamento e da disseminação de queimadas em todo o Estado de Rondônia, causando danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde da população.
Constata-se a diminuição da qualidade do ar em razão do aumento de focos de calor gerados pelas queimadas em todo o Estado, em prejuízo de milhares de cidadãos, inclusive em territórios de outros estados e países. Além de causar inegável dano ao bem-estar comum, a concentração de poluentes também gera aumento dos casos de doenças respiratórias, que sobrecarregam o sistema de saúde, já grandemente impactado pela pandemia da COVID-19.
É imperativo constitucional, em seu Art. 225, o dever do poder público e da coletividade de defender e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações. Para tanto, é imprescindível a continuidade das operações de combate ao desmatamento e às queimadas, de responsabilidade dos órgãos de fiscalização ambiental, obviamente observando os preceitos que regem a matéria.
Dessa forma, o Ministério Público do Estado de Rondônia apoia a fiscalização dos órgãos ambientais que vem sendo feita na Operação Hiléia no combate aos desmatamentos e queimadas ilegais.
Covid-19: Rondônia com 64.481 casos e 1.323 mortes; Porto Velho não registrou mortes nas últimas 24h
Dos 64.481 casos de Covid-19 confirmados em Rondônia, 29.624 são em Porto Velho
Covid-19: Brasil tem 139 mil mortes e 4,65 milhões de casos acumulados
Do total de infectados, 86,4% se recuperaram da doença
Dirigir alcoolizado aumenta mais de três vezes a chance de morte
Dados são do programa Respeito à Vida do Estado de São Paulo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook