Nova etapa de vacinação da primeira dose em trabalhadores de saúde inicia nesta quarta-feira (24)
A imunização ocorrerá na Faculdade Uniron localizada na Avenida Mamoré, zona Leste de Porto Velho
A maioria dos profissionais da saúde já recebeu o imunizante
A Prefeitura de Porto Velho vai dar continuidade na aplicação da primeira dose da vacina em trabalhadores da saúde que atuam nas unidades médico-hospitalares públicas e privadas que atendem pacientes com Covid-19. A ação será realizada nesta quarta, quinta e sexta-feira (24, 25 e 26 de março), das 9h às 17h na Faculdade Uniron – Campus I, localizada na Avenida Mamoré, 1520 no bairro Cascalheira.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), serão disponibilizadas 2.680 doses para esse público que integra a primeira fase do Plano de Imunização. A ação segue o mesmo protocolo que vem sendo executado desde o início, ou seja, para receber o imunizante o trabalhador deve ter o nome relacionado em documento emitido pela unidade em que trabalha.
Com essa etapa, a Semusa prevê o fechamento do ciclo de proteção nas unidades médico-hospitalares. “Nosso objetivo é blindar esses trabalhadores que estão na linha de frente, mais expostos aos riscos de contaminação. A maioria já recebeu o imunizante, mas alguns ainda não foram vacinados e com essa ação queremos atender todos os que se enquadram nos critérios e que ainda não tenham sido imunizados”, explica Elizeth Gomes, gerente da Divisão de Imunização da Semusa.
META
Mais de 20 mil trabalhadores da saúde já foram imunizados
Até esta segunda-feira (22), a Prefeitura de Porto Velho imunizou 20.236 trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente na rede privada e pública (federal, estadual e municipal), incluindo os distritos e comunidades rurais. A meta do Ministério da Saúde estipulada para Porto Velho, conforme a cobertura vacinal da última campanha da gripe, era vacinar cerca de 19 mil pessoas deste grupo.
Além de ter os dados relacionados nas listas emitidas pelo estabelecimento de saúde, ainda é necessário apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e um documento comprobatório da atuação profissional na área na hora da vacinação. “É importante para darmos transparência que esse processo exige. Não é imposição da Semusa, mas sim, uma necessidade de lisura neste trabalho”, finaliza Elizeth Gomes.
2° DOSE
Profissionais e trabalhadores da saúde que têm segunda dose agendada para esta semana também podem receber o imunizante na Faculdade Uniron – Campus I, nos mesmos dias e horário mencionados acima. É necessário levar os documentos pessoais, cartão da primeira dose e cartão do SUS.
Texto: Luciane Gonçalves
Fotos: Leandro Morais
Ainda bem que ainda não estamos sob o tacão de ditadores, como já ocorre em outras partes do Brasil
Em Rondônia, ao menos até agora, não surgiram decisões estapafúrdias e inconstitucionais, medidas muito próximas a implantação do estado de sítio, como estão ocorrendo em outras regiões do país
Um salto na vacinação de Rondônia: 1 milhão de doses para o Estado ainda em abril
Vilhena receberá quase 60 mil doses, se lote for dividido proporcionalmente à população
Hospital de Campanha da zona Leste de Porto Velho não tem estrutura adequada e viola legislação da assistência de Enfermagem
Entre as irregularidades, a falta de profissionais de enfermagem é uma das principais, fator que contribui diretamente para a sobrecarga de trabalho e adoecimento da equipe
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook