Nova lei aumenta em 5% limite de crédito consignado para aposentados e pensionistas
Texto sancionado por Bolsonaro traz que 5% dos recursos devem ser destinados exclusivamente para saque ou amortização de despesas do cartão de crédito
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), sancionou uma lei que aumenta em 5% o limite de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A margem passou de 35% para 40%, e os recursos devem ser destinados exclusivamente para saque ou amortização de despesas do cartão de crédito. A legislação contempla operações contratadas até 31 de dezembro de 2021. Após esse período, as dívidas de consignado voltam ao patamar anterior, de até 35% do salário.
A Secretaria-Geral da Presidência avalia que a medida possibilita que beneficiários do INSS tenham maior acesso ao crédito consignado, com juros reais menores quando comparado a outras linhas de crédito disponíveis às pessoas físicas.
“A urgência estaria vinculada aos impactos da pandemia de covid-19 na economia (recesso e desemprego), com impacto perverso aos indivíduos e, em particular, aos beneficiários do INSS”, diz a pasta, em nota.
Painel do MEC vai monitorar retorno às aulas no ensino básico
Ferramenta deverá ser disponibilizada em abril, para ajudar gestores no planejamento do calendário escolar
Recuperação da economia depende do avanço da vacinação
Aponta o Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) do mês de março, produzido pela Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão vinculado ao Senado Federal
Mega-Sena pode pagar R$ 6 milhões neste sábado
Apostas podem ser feitas até as 19h de hoje
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook